Maternidade: experiência para toda a vida

Mamãe e Mirela em campanha pela doação de leite humano e contra a desnutrição infantil (com 29 semanas e 4 dias)

Quinta-feira, 01 de outubro de 2009.

De acordo com o Ministério da Saúde (www.saude.gov.br), hoje é comemorado, pelo sétimo ano consecutivo, o Dia Nacional da Doação de Leite Humano.

Sem ainda poder doar efetivamente o leite, afinal Mirela ainda nem nasceu, pensei em como poderia me envolver, já durante a gestação, com este dia tão importante, em que há intensa divulgação das ações dos Bancos de Leite e incentivo ao aleitamento materno e doação de leite.

Comecei me inteirando sobre os Bancos de Leite aqui em Fortaleza, participando de palestra no Banco de Leite na Maternidade Escola Assis Chateubriand – MEAC  (interessadas na palestra, que acontece periodicamente, ligar para 3366 8509) e do Curso de Gestantes do Hospital Regional da Unimed (acessem www.hospitalregionalunimed ; as inscrições para o segundo curso começam na segunda quinzena de outubro), único hospital privado em Fortaleza a ter serviço de Banco de Leite. Assim, entendi a importância da doação de leite, que é administrado a bebês prematuros, com infecções graves, com diarréia prolongada ou bebês com alergia a outros leites. Espero poder amamentar a Mirela do primeiro dia até quando não puder mais…e ainda ter leite suficiente para doar!

Aqui em Fortaleza, o Corpo de Bombeiros, em parceria com a MEAC, vem em casa buscar o leite doado, em frascos de vidros que nos são entregues previamente esterilizados, o que facilita muito o ato de doação…então, por que não doar??? Mas uma dificuldade é constante: a necessidade de frascos adequados para a coleta do leite. Assim, a MEAC está sempre pedindo doações de frascos de vidros de maionese ou de café solúvel, que podem ser esterilizados… Mas o que fazer se o vidro está sendo substituído pelo plástico, como no caso das maioneses, e o café solúvel agora vem em sachês, diminuindo o consumo do café em vidros? Afe, até isso pra dificultar as doações!

Pensando nisso, resolvi fazer uma ação beneficente entre as convidadas do chá de fraldas da Mirela, que acontece agora dia 03 de outubro. Solicitei que as amigas que tiverem os frascos de maionese ou de café solúvel em casa tragam para o chá, e todas nós assinaremos um documento de que colaboramos com o Banco de Leite da MEAC com a doação de frascos. Depois, a mamãe Tati e o papai Ju irão levar os frascos ao Banco de Leite em nome de todas… Então, queridas amigas convidadas para o chá: NÃO ESQUEÇAM DOS FRASCOS VAZIOS DE VIDRO COM TAMPA DE PLÁSTICO, HEIN?! Não vamos ficar de fora da campanha a favor do aleitamento materno e da doação de leite!

Pensando também nas crianças maiorezinhas, mas com problemas de desnutrição, engatei a ação beneficente acima com a idéia da doação de leite em pó integral para uma instituição aqui de Fortaleza que é referência no Norte e Nordeste em tratamento da desnutrição infantil já há 23 anos – o IPREDE ( www.iprede.org.br ) . Por mês, o IPREDE repassa 6,5 mil latas de leite para as crianças atendidas, o que dá uma média de 250 latas por dia! É leite demais, não é? Então, precisamos colaborar! As convidadas para o chá também foram informadas que poderão trazer suas doações de leite em pó integral, pois mamãe Tatiana e papai Ju se encarregarão de levar as doações em nome de todas as que colaborarem.

Se você achou legal a idéia de ações beneficientes no seu evento, copie esta idéia e incentive seus amigos e convidados a participarem! As vezes as pessoas até querem ajudar, mas não sabem como… Está é uma boa oportunidade de ajudá-los a ajudar alguém de alguma forma! =)

Enfim, vai ser muito bom durante o chá de fraldas da Mirela termos a presença das amigas queridas, nos divertirmos com brincadeiras, comermos coisinhas engordativas juntas e ainda ter a chance fazermos o bem a estas duas instituições!

Depois, escreverei um post sobre a entrega do material arrecadado nas respectivas instituições! Aguardem!

Deus abençõe a todos!!!

Abaixo, o cartaz da Campanha do MS para o Dia Nacional da Doação de Leite Humano 2009, com Samara Felippo e sua bebê Alicia de garotas propaganda.

cartaz_44x64

5 comments

  1. PARABÉNSSSSSSS TATI… Ótima iniciativa!!! Vai ser um SUCESSO!!!

  2. Nossa Tati que ideia otima!!!adoreiii..
    poxa..pena q ak na minha cidade nao temos banco de doação de leite,senao faria o mesmo…
    Amei a iniciativa!se cada um fizer um poukinho o mundo se torna cada dia melhor…
    pessoas como vc fazem toda diferença…
    bjus pra vcs!!

  3. Elianeide Nogueira /

    Olá Tati,
    Sou de Fortaleza, mas estou morando a 4 anos em Brasilia… Encontrei o seu blog meio por acaso mas me apaixonei por ele…muitas das suas histórias me fazem chorar, (engraçado com as grávidas são choronas!!). Estou na minha segunda gravidez, com aproximadamente 7 a 8 semanas (bem no comecinho),ainda vou fazer a minha primeira ultrassom quarta-feira (07/10), Sou RH – e estou muito apreensiva pois fiz o exame de coombs indireto e estou esperando o resultado, minha primeira filha foi RH+ e o meu esposo também é (+), o laboratorio me ligou pra repetir o exame de commbs pois deu positivo e eles querem uma confirmação, nossa não tenho pensado em outra coisa que não seja nesse resultado que deve sair hj… andei lendo seus post e vi que vc também é RH -e é super bem informada sobre o assunto. Estou com muito medo desse exame dá positivo, pois esperavamos por essa gravidez há uns 2 anos e ela não acontecia, confesso que estou ansiosa demais e cheia de dúvidas.
    Beijos.

  4. Tati!!!

    Parabens pela iniciativa!!! Se estivesse em Fortaleza com certeza colaboraria!!! Essa atitude vai abencoar muitas vidas!!!

    Li o post da Unimed, tu etais liiinda!!! Que barrigao lindo, tu estais radiante, incrivel como a gravidez realca a beleza feminina!!!

    Abraco e que Deus continue abencoando a jornada da Mirela!

  5. Oi Taty

    eu estou para fazer meu cha de bebe e tambem estava pensando em ajudar de alguma forma crianças mais necessitadas, por acaso encontrei seu site. Adorei sua ideia, se voce não se importar gostaria de copiar. Se voce puder me passa um email explicando como voce fez para organizar e principalmente para convidar o pessoal.

    Beijos
    Lorena

Leave a Reply