Maternidade: experiência para toda a vida

“Tô doida pra…” – As fases e ansiedades da gravidez (com 23 semanas e 1 dia)

Segunda-feira, 17 de agosto de 2009.

Ontem, ao ler o coment de uma leitora aqui do blog, também grávida, me inspirei em escrever este post. Com 11 semanas de gestação, ela me escreveu assim: ‘Tô doida pra saber o sexo!” Aí, me toquei que talvez essa seja uma das frases que eu mais tenha usado até agora na gravidez, e vamos provar este fato…

Tudo começa antes mesmo de nos descobrirmos grávidas. Naqueles 15 dias-sem-fim de espera após o período ovulatório, não falamos outra coisa: “tô doida pra fazer um exame! tô doida pra saber se estou grávida!”

Aí, fazemos o exame e enfim, o resultado: POSITIVO! E qual a nossa próxima frase? “Tô doida pra fazer uma ultra pra saber se está tudo bem, se ouve implantação normal, pra ouvir o coração do bebê! E chega o dia da primeira ultra, tudo certinho, coração do baby batendo e, qual a nossa próxima frase? “Ai, já tô doida pra fazer a próxima ultra!” e assim, de ultra em ultra vamos repetindo esta frase incansavelmente…Eu mesma, que já fiz 5 ultras em 5 meses, quando levanto da maca do exame já pergunto ao médico: ” qual a próxima ultra?” Ele deve pensar que eu sou doida! risos…

Depois de ver a implantação normal, coração batendo, estamos “doidas pra fazer a translucência nucal (TN)”. Dando tudo certinho no exame da TN, nos colocamos a pensar em coisas mais práticas, e ficamos “doidas pra saber o sexo!” Depois “ficamos doidas pra fazer a morfológica”…e assim seguimos numa ansiedade sem fim pelas reconfortantes ultrassonografias…

E no meio dessas ansiedades por ultra desde o comecinho até o fim da gravidez, estão mais outras várias frases do tipo “tô doida pra…” Quer ver?

- tô doida pra ver minha barriga crescer e ficar enorme!

- tô doida pra escolher o enxoval do baby!

- tô doida pra comprar o berço (ou qualquer outra coisa que a gente ainda não tenha comprado, pois assim que a gente adquire uma coisa já tá com o olho em outra!)

- tô doida pra sentir o baby mexendo!

- tô doida pra ver o quartinho pronto! (estou nessa fase agora, ainda mais hoje, dia que receberei parte da mobília do quarto da Mirela e sabendo que semana que vem começa a reforma no quartinho dela…)

- tô doida pra ver o rostinho do bebê!

E mais outras tantas coisas que eu vou acabar esquecendo de colocar. Caros leitores e leitoras, se vocês lembrarem de mais alguns “tô doida pra…”, por favor coloquem em coment que eu trato de atualizar aqui no post!

Acho que devemos deixar doidos todos ao nosso redor, com tanta ansiedade que não passa nunca e só faz mudar de fase em fase da gravidez…

Agora, eu tô doida pra de chegar na fase de dizer: “tô doida pra ir pra sala de parto!”

Vamos curtir cada momento, cada fase de nossas “esperas”!!!

E que Deus nos abençõe!

6 comments

  1. TAti..amei este post..muito criativo…
    realmente passamos a gravidez inteira dizendo esta frase…rsrs
    antes de saber o sexo eu estava doida pra saber..literalmente..agora a cada consulta parece q a nsiedade aumenta..eh mt gostoso isso….
    Agora to na fase…”to doida pra escolher os moveis do quartinho do Rhyan..
    pois eh nome escolhido..Rhyan…vo escrever um post sobre isso agora mesmo.,ja tava passando em branco..rtsrs

    beijos pra vc e pra Mirela

    Diana e Rhyan…
    :)

  2. Meu amor… também estou doido! Difícil é ir a um lugar público e ver pais com seus filhos almoçando, comendo uma pizza, tomando um sorvete, com a família reunida, carrinho de bebê, sacolas com fraldas, mamadeiras, merendas… e eu fico só imaginando e pedindo a Deus para que este tempo corra logo, que passe rápido… para eu também ceiar com minha família, você, Mirela e eu…
    Vejo casais com seus filhos em lugares públicos… nunca desejei tanto em minha vida estar numa situação dessas, completamente familiar, para mimar e cuidar do nosso bem maior: Mirela!
    Sei que este dia vai chegar, por enquanto é só uma doideira, de desejar que o tempo corra… mas sei que estarei curado quando a hora chegar… por que ai sim, vou querer que o tempo passe bem devagar…. Te amo! Sou louco por vocês!

  3. Tati! Realmente passamos a gravidez toda ansiosas e a cada trimestre as razões mudam! :) Na verdade pra mim isso de estar “doida pra” não terminou até hoje (Gabi ja esta com quase 16 meses!)Esses ultimos meses sai da fase do “to doida pra vê-la andando” pra fase do “to doida pra vê-la falando tudo” rsrsrs Até agora ela so fala umas palavrinhas soltas, não vejo a hora dela começar a falar de verdade, formando frases pra poder bater papo com a mamae!rsrsrs

    Filho é o presente mais maravilhoso que a vida pode nos dar! Se prepara que quando a gente vê o rostinho é uma emoção enorme, o amor que vc esta sentindo multiplica por 10!

    se cuida!

    bjão!

    Rafa

  4. Adorei Tatiana é isso mesmo , ah tenho que te dizer meu marido é médico radiologista, ou seja toda sexta-feira faço ultra-som rsrsrrs só pra ouvir o coração batendo, minha médica disse que não tem problema.Essa sexta vou fazer a US-TN e já disse pro meu marido que só levanto quando ele conseguir ver ou o pipiuzinho ou a pintinha rsrsrrsr.Vc conseguiu ver o sexo com quantas semanas?Tb TO LOUCA pra sentir mexendo, já to sentindo a barriga cresçer é tão engraçado, sei lá a barriga fica durinha, tudo tão bom, tão novo.Beijos pra vcs.

  5. eh verdade…eheheh
    e eu to doida pra saber logo os sexos…
    pra poder coprar tudo!!

  6. Nossaaaa eu adoreiiiii esse siteee…Estou grávida de cinco meses e meio,e voc tem razão em tudo qe escreveu aqee…Eu já soube o sexo do meu…É uma menininha…Agora eu digo….Tô doida para começar a preparar o enxoval delaa….rsrsrs…

    Beijo**

Leave a Reply