Maternidade: experiência para toda a vida

Pra não passar em branco – a consulta de 30 semanas

Terça-feira, 06 de outubro de 2009.

Hoje fui ver minha obstetra para a consulta pós ultra de 30 semanas. O balanço geral: mais parabéns! =)

Mirela aumentou 700g de um mês para o outro, exatamente o que a mamãe aqui aumentou de peso; ou seja, não engordei nadica de nada! =) Pressão de consultório 11×7 (sempre dá mais alta do que quando vejo em casa – tenho  “síndrome do jaleco branco”, kkkkkkkkkkk), mas como levo meu aparelhinho pessoal de pressão, mostro logo pra médica as  leituras que faço em casa e ficam armazenadas na memória, que mostram que quando estou em casa ao longo do dia a pressão é 9×6 ou 10×6… Essa de 11×7 há tempos eu não via aparecer no aparelho, aliás, a última vez foi na consulta do mês anterior, kkkkkkkkkkkk Como é que pode, né?  E tem gente que acha que não existe a tal “síndrome do jaleco branco”…

Meu bucho tá do tamanho certinho: curvatura uterina 30cm, e estou com 30 semanas… Perfect! Ouvimos os batimentos de Mirela e a pulsação do cordão umbilical com o sonar… sempre emocionante! Na análise da ultra com doppler, tudo certo. Não tenho que me preocupar, pelo menos por enquanto, com o colar de cordão umbilical que a Mirela arrumou pra se enfeitar. Minha médica disse que é até comum ver duas voltas e que já viu um baby com 5 voltas do cordão ao redor do pescoço! Fiquei chocada! Claro que essa mãe saiu da ultra direto pro parto, né?

Tenho amostras de vitaminas até o final da gestação… agora vou continuar recebendo nas próximas consultas pra montar o estoque para o período de amamentação…

Aproveitei para tirar muitas dúvidas bobas, mas que precisam ser perguntadas, tipo “posso ir de lente de contato pra sala de cirurgia?” kkkkkkkkkkkkkkkkk Tinha que perguntar, ora bolas! Não quero ver a carinha da Mirela pela primeira vez toda embaçada! A médica começou a rir e disse que eu não precisava entrar cega na sala de parto! Lentes liberadas!

Minha próxima consulta só com 35 semanas, após a próxima ultra, já que está tudo muito bem. Mas a recomendação da médica foi clara: “se sentir alguma coisa, me ligue e deixe que eu diga que não é nada não!” O que ela quis dizer com isso? Que a partir de agora, se eu sentir algo esquisito, tipo cólica ou alguma sensação desconhecida e desconfortável (eu não sei como são contrações, então, deve ser algo desconfortável…), ligue pra ela, conte como é aquilo que estou sentindo e aí sim ela dirá se é de se preocupar ou não. É pra evitar de sentir algo importante e deixar passar por achar que não é nada e que dá pra aguentar. As sensações a partir de agora podem ser completamente novas, e ela não quer que eu tenha surpresas, nem ela, é claro! Achei muito prudente da parte dela falar isso!

Na próxima consulta, ela me encaminhará para a neonatologista, que por sinal já conheci de corredor no parto da minha amiga há 15 dias atrás. Essa médica é a pediatra dos dois filhos da minha obstetra e integra a equipe dela de parto. Então, acho que eu e Mirela estaremos em muito boas mãos. A recomendação é que até lá eu vá anotando todas as minha dúvidas pra perguntar para a neo. Minha pergunta básica: “como eu vou passar o convênio no meu nome numa pediatra?” kkkkkkkk    Mas ela me disse que é procedimento comum obstetras encaminharem as futuras mamães para os neonatologistas antes do parto e que os planos autorizam este procedimento. O seu obstetra fez isso por você???? hehehehe

Ah, perguntei logo sobre o procedimento para a segunda dose da vacina anti-D após o parto. Ela me disse que isso não altera o período que passarei no hospital porque, assim que a Mirela nascer, vão colher sangue do cordão umbilical para fazer a tipagem sanguínea dela e, se ela for positiva, eu tomarei a vacina lá mesmo no hospital, nem um dia a mais nem um dia a menos do que o necessário.

Assim, entre uma pergunta e outra, lá se foram 40 minutos de consulta e a certeza de que continuo no caminho certo para que Mirela nasça bem e no tempo certo (de preferência!)…

Ah, quanto a doação dos leites arrecadados no chá, a coincidência: hoje, no jornal local que passa ao meio-dia, passou uma reportagem enorme sobre o Iprede, solicitando inclusive doações. Fiquei chocada ao ver a menininha de 2 meses que estava sendo atendida e que estava com alto grau de desnutrição – a mãe, chorando, disse que não tinha leite no peito e que estava alimentando a pobre criança com CHÁ, há 2 meses!!! Resultado: a criança iria ser internada para se recuperar da desnutrição…Deus ajude aquela pequena vida! E nós, fazendo a nossa parte, temos que doar! Mostaram também as prateleiras do Iprede, com menos da metade da capacidade de leite estocada…Aí pensei: tenho que ir logo levar a nossa contribuição! Então, em breve estarei lá…

Deus abençõe a todos!!!

PS.: Fui fazer supermercado hoje e aproveite pra comprar o Sabão de Côco Roma, pra lavar as roupas da Mirela… Só pra registrar: ô coisa cara, viu?! Meio kg por quase 12 reias! Pense numa coisinha cara! risos… Mas fazer o quê, né? Tá comprado! risos…

12 comments

  1. tati, que bom que tá tudo ótimo com vc! Registro que sua atitude de coletar os frascos foi mesmo abençoadora… fui doadora de leite materno e foi uma das coisas que mais me orgulho, mais me senti bem como cristã em fazer. Parabéns!! E que Mirela continue bem, firme e forte pra vir na hora certa : )

    Ah,e deixa eu te dizer que o sabão de coco que gosto mais ainda é o Minuano, que é mais caro que o Roma, hehe. Mas pelo que vc falou achei aí mais caro que natal! Compro mais baarato!
    bjoos

  2. Impressionante como eh diferente o jeito de cada medico!
    Minha medica (nao que eu saiba) nunca ouviu o cordao, ou sera que vai ser a partir da proxima consulta? E minhas consultas sao religiosas de 4 em 4 semanas! a proxima com 32 semanas sera a ultima mensal, e partir dai sera 15 em 15 dias, e entao toda semana! Eu particularmente acho 5 semanas muito no final da gestaçao! Mas eh o jeito de cada medico e nao somos nos (que nao somos medicas) discutir neh? Fora que nosso Deus esta no comando e tudo vai dar certo! beijosss

  3. kkkk… não perco mais um capítulo dessa história, ri muito quando você falou sobre o sabão de côco Roma… é caro mesmo, mas rende bastante, afinal as roupinhas são tão pequeninas, ahhh e mais um detalhe, minha amiga Dani que trabalha aqui comigo e que já é mamãe, disse que se usa bem pouquinho desse sabão porque ele faz muita espuma e fica difícil para enxaguar. Da consulta nem preciso comentar muito, você e a Mirela estão ótimas… Parabéns!!! Beijos…

  4. Sheila Perecini /

    Oiiiiiiiiiiiiiiii
    Sou a Sheila da ABAFILM, aquela mamãe falante a espera da Ana Carolina….rsrs
    Parabéns pela gravidez!!!!
    Emagino a emoção de vcs….
    Concordo com o absurdo de preço do sabão de coco, tenha dó né???Agente não merecia isso…rsrs.
    Vc tb é RH-???Eu tb sou. Tomei a vacina na minha primeira gravidez e após o aborto em janeiro.
    Muita luz pra vcs!!!
    Mil bjs

  5. Oi Tati!
    Antigo conhecido meu esse Roma, rsrsrs… Realmente é caro, mas é verdade que rende bastante. Qdo tive o Paulo Rubens (recem formada, sabe como é…), a moça que cuidava dele me ensinou a derreter o sabão de côco em barra. Daí eu deixava o o baldinho pronto, e ia só colocando as roupinhas e fraldas dentro, depois de tirar o excesso de sujeira qdo fosse o caso… Mas na verdade amiga, acabava saindo quase pelo mesmo valor no final do mes! Sem falar que em pó é BEEEEM mais prático! Bem, mas essa fase do sabão de côco, qdo vc piscar o olho, vai ter passado! Ai surgirão ooooutros gastos, rsrs… Atualmente estou na fase “mãe, preciso de dinheiro pra fazer as unhas” (Marília) e “mãe, compra gel pro meu cabelo” (Paulo), kkk…

  6. menina, sobre os frascos, ainda vou escrever…foi mais difícil do que a doação deleite acredita? só eu e a tia rose doamos frascos, pode? pra tu ver a dificuldade…
    e então, tu querendo me indicar sabão ainda mais caro, é? me poupe! risos…
    mas a galera diz que rende, então vamos ver!

  7. kkkkkk…é assim mesmo: cada médico de um jeito…deviam padronizar essas coisas, né? risos… tem médico que sequer usa sonar, aline! e a minha próxima consulta só vai ser com 35 porque senão não chega 30 dias que o plano libera a próxima ultra, não tem jeito… mas como falei, ao menor sinal de estranheza, acioná-la-ei… afe, fui no portuguÊs rebuscado agora, né? kkkkkkkkkkkkkkkkk beijos!!!

  8. heheheh, valeu pela dica da espuma, senão ía enxarcar as rouaps da menina com o sabão! kkkkkkkkkkkkkkkkk

  9. é, mari, ainda valem uns reais a mais pelo sabão em pó! kkkkkkkkkkkkkkkkkk não vou conseguir ficar ralando barra de sabão, risos…
    beijos!!!

  10. tatiii, o sabao roma tava por 8 reais no bompreço. Num sei se ainda ta.

  11. Minha noossaa..q saboaozinho caro heim…asuahsuahsu…
    mas fazer o que neh..eh pelo bem dos nossos pimpolhos..rsrs
    Menina..nem dormi direito essa noite com tanta dor nas costas,fikei sem posição pra dormir.vc ta com esse problema tb?
    axei linda sua atitude da campanha pela doação de leite,axo q ja disse isso neh,mas vale a pena repetir,foi otima sua ideia…
    bjus mil
    some nao heim..

  12. Tati tá muito pertinho…ei que sabão caro é esse? Aí meu Deus…

Leave a Reply