Maternidade: experiência para toda a vida

O tempo passa… (Mirela com 2 meses e 6 dias)

Terça-feira, 09 de fevereiro de 2010.

Time flies!

Já com mais de 2 meses, a vidinha de Mirela está cheia de novidades.

Sexta-feira, dia 05, foi dia de vacinação. Foram 520 reais e muito choro; dela e meu.

O susto começou logo com a primeira vacina, que era oral. Eu crente que iam ser 3 ou 4 gotinhas e estaria tudo resolvido. Quando vi o tamanho do flaconete na mão da moça que ía aplicar, quase tive um troço. Aí, eu entendi a recomendação de não dar de mamar pelo menos 15 minutos antes da vacina, porque de barriga cheia, a criança põe tudo pra fora e adeus vacina! A sorte é que fazia cerca de 1h que eu tinha dado de mamar pra Mirela e ela devia estar começando a ficar com fome, porque tomou tudo como se fosse uma delícia! risos… Afe, quem pode gostar de tomar vírus vivos? Só uma criança inocente mesmo!

Na hora da pentavalente e da prevenar, a mamãe aqui foi pro canto da sala e a missão de segurar as coxinhas de Mirela para as aplicações ficou por conta do papai Ju. Sabia que eu iria chorar e seria pior ela me ver chorando. Então, deixei a missão pro papai, que é mais concentrado. Eu, escondida pra ela não me ver, no canto da sala, chorei talvez mais do que ela. Se bem que a bichinha dessa vez berrou de dor…e eu soluçando de chorar. No final das duas vacinas, coloquei meus óculos escuros e fui entretê-la, pedindo mil desculpas pela “maldade” que estávamos fazendo com ela, mas que tudo aquilo era para o bem dela.

Nossa, como dói sentir a dor de um filho! Por falar em dor, as cólicas se foram! As orações foram atendidas, pois eu não estava mais aguentando sofrer! Minha alimentação está sob a supervisão da nutricionista e melhorou bastante. Mas é duro ficar em círculos com apenas algumas opções de comida. Mas estou firme, em prol do bem estar da minha pequena.

Voltando às vacinas…O meu pânico era quanto às reações. No dia anterior à vacinação, liguei para a pediatra e já pedi todas as orientações quanto ao que fazer caso acontecesse febre, moleza, etc…O que dar, quando dar, como dar o banho, a quem procurar no caso de algo mais sério, essas coisas… Como nós a vacinamos nas sexta por volta de 17h, ela ficou meio irritada com algo no final do dia, parecia que estava com o intestino preso, doendo, sei lá (será a vacina contra rotavírus?), e chorou bastante semelhante quando tinha cólicas. Dei Tylenol, pois poderia ser dor nos locais de aplicação ou dores no corpo, mal estar… Só sei que com o Tylenol e depois de um belo arroto e um “pum”, ela simplesmente capotou no meu ombro e dormiu a noite inteira. Claro que eu passei a noite monitorando pra ver se ela não tinha febre. Pela manhã, teve 37,4 graus de febre, que depois chegou a 37,9. Foram vários banhos ao dia e Tylenol quando deu essa de 37,9. Ficou sonolenta durante o dia todo, mas não ficou chorosa; só mamava e capotava. No final da tarde, já não teve mais febre e estava mais espertinha. E pronto: isso foi tudo o que aconteceu! Graças a Deus, porque eu estava apavorada com medo de febre alta e qualquer outra reação.

Passei 2 dias fazendo a troca de fraldas de luvas descartáveis e tirando o lixo imediatamente do quarto, pois me orientaram fazer isso visto que o bebê fica eliminando rotavírus nas fezes por algum tempo. Mais trabalhoso, mas plenamente factível.

Só sei que mês que vem tem mais uma vacina (meningite), que não sei se tem reação; e em abril, novo pacote igualzinho ao deste mês…Estarei mais preparada, sabendo que dá para controlar as reações…

No domingo, resolvemos levá-la no final de tarde a um passei num parque aqui perto. É sempre bom sair de casa, mas ela não estava nem aí pro passeio. De cara, dormiu logo no trocador, antes de sair, e praticamente passou o passeio todo dormindo. O chato é que pra mim se torna uma tortura não poder tomar um picolé, comer um sanduíche ou qualquer outra coisa, com medo de sair da dieta e as cólicas voltarem… Na dúvida, não arrisco mesmo. Mas isso torna os passeios bem sem graça para mim.

Na segunda-feira, tcharan…minha secretária não veio! Pânico total! A sorte é que minha mãe está vindo pra cá e na segunda estava aqui e fez almoço e tudo o mais. Mas ía embora logo depois do almoço, pra cuidar da casa dela e ainda ir trabalhar a noite, e eu teria que ficar sozinha com a Mirela até por volta de 18:30. Comecei logo a chorar com medo e foi aí que meu marido deu a idéia de nos levar pra casa da minha mãe, por pelo menos eu passaria a tarde com ela e a noitinha meu pai estaria comigo até meu marido ir nos buscar. E assim, fizemos…uma verdadeira mudança, um monte de coisas pra levar, carrinho, cadeirinha, trocador, bolsa dela, bolsa minha, minha comidas (meu leite, minhas frutas, etc…)…Tudo pra não passar a tarde sozinha. No fim, deu tudo certo. Claro que com a mudança de lugar, Mirela não pregou o olho e deu uma desorganizada na rotina das mamadas. Mas levei tudo o que podia e tentamos fazer a rotina geral  ficar semelhante, com massagem, banho, etc… Na volta pra casa, nem quis ficar no bebê conforto e veio dormindo no meu colo. A noite, a rotina normalizou e as 21h ela já estava dormindo, como sempre!

Pois é…o tempo passa e as coisas vão se ajustando e acontecendo. Eu confesso que ainda estou cheia de inseguranças, mas a ajuda do meu marido e de minha mãe tem sido essenciais!

Resta a mim, ter a certeza de que estou fazendo tudo o que posso para ser uma boa mãe para Mirela, material, fisica e emocionalmente…Espero que um dia ela perceba que tudo o que faço é por amor a ela!

Deus abençôe a todos!

PS.: um adendum: peço oraçãoes pelo pastor Allison!!!

6 comments

  1. Oi Tati! Soube do pastor Allison… vamos orar né?
    Que bom saber que as coisas estão se ajustando!
    Deus resolve tudo no Seu tempo!
    Bjus!

  2. Diana Ramlow /

    Ei Tati..sempre passo por aqui mas quase nao estava conseguindo deixar recado…que bom que as coisas estao melhorando por ai..
    mas que mamae chorona heim..rsrs..tem horas que é bem dificil segurar o choro neh??
    nem sabia dessa de ficar pelo menos 15 minutos antes sem dar de mamar..
    semana que vem é a vez do Rhyan tomar essas vacinas..e vem ca,pq vc pagou essas vacinas??aqui na minha cidade é de graça,so vou pagar a de meningite que custa 220,e a de pneumonia que custa 150 reais,as outras nao paguei nada,ainda bem..ehehe
    vc ta mt sumida heim…
    beijos

  3. Ei Tati! Há tempos não passava por aqui e ao ler esse post fiquei mega feliz em saber que a pequena Mirela está sem cólicas, que benção querida!
    Alice tem tido cólicas fraquinhas, nada duradouras, porém que doem o meu coração!
    Confesso que não estou tão restritiva com minha alimentação, vai ver que pode ser até isso que está prejudicando ela né?!?!

    Olha só, eu queria umas dicas para “tentar” fazer com que Alice durma mais durante a noite..ela nunca dorme mais de 4 horas seguidas!
    Eu até acho que é porque ela dorme demais durante o dia, mas o que posso fazer? Bebezinho dorme muito mesmo né?!Eu é que não vou ficar acordando ela durante o dia para tentar melhorar as minhas horas de sono.
    Me dá um helppppp já que sua princesa já chegou a marca de 8 horas de soninho direto!!!

    Parabéns por tudo!
    Mirela tem sido criada por uma mãe muito zelosa!
    Beijos!

  4. Oi tati aos poucos tudo vai se encaixando e a rotina do beb~e vai se instalando, mas claro que quem vai fazendo isso aos poucos são os pais, né. Com calma, segurança e orientação de Deus.

    Vai tudo dando certo, tbém tente seguir sua intuição de mãe e seus instintos. Deus proteje sempre.

    Tudo de bom.

  5. n tinha mais passado aqui…
    tava sem net tb né…mas ja me atualizei dos fatos, hahahaha
    eh maninha, relaxa que no final dá td certo, pelo menos dizem!
    kkkkkkkkkkkkkkkk
    bjs

  6. Puxa fazia tempo que eu não passava por aqui e confesso que estava com saudades de saber das novidades… por incrível que pareça acordei pensando em vocês, pois é, essa noite sonhei com a visita de vocês aqui em São Paulo… foi legal, quem sabe um dia né? Fico feliz que esteja tudo bem e você como já era de se esperar, está se saindo muito bem… Parabéns… Que Deus continue iluminando sempre a vida de vocês!!! Beijosssssssss

Leave a Reply