Maternidade: experiência para toda a vida

Mais um daqueles… (Mirela com 4 meses e 16 dias)!

Segunda-feira, 19 de abril de 2010.

Esse é mais um “postão” daqueles…E acho que vai ser sempre assim, vou escrever uma vez por semana um resumão dos acontecimentos. No dia em que acontecer algo muito especial que mereça um post específico, venho e escrevo… O tempo livre está beeeeeeem raro por aqui!

Leiam o que interessar e comentem se quiser! =)

Doutorado – o retorno

Sim, voltei na terça-feira, dia 13 de abril! Hoje estou em casa porque com as 3 vacinas de Mirela no sábado, ainda hoje estamos em observação, devido a febre e a moleza que dá…Mas estarei indo para a faculdade apenas 3x por semana, pela manhã, pelo menos até o sexto mês, já que na parte da tarde e noite ela ainda está mamando no peito por orientação da pediatra. Essa foi a minha condição para retornar, visto que são os dias em que minha mãe pode estar aqui em casa acompanhando a babá. Vamos ver como as coisas vão acontecer…

Bom ou ruim? Para mim, um paradoxo, o “paradoxo do retorno”: achei muito bom depois de 6 meses enfim dirigir e estar no carro sozinha pela primeira vez (desde 20 de outubro, quando caí e torci o pé no oitavo mês de gravidez que não andava sozinha de carro, estava sempre dependendo de alguém, e depois que a Mirela nasceu, somos sempre eu, ela e o papai Ju, as vezes a vovó ou a babá…), vestir roupa de alguém que não vai sair correndo pra amamentar a qualquer momento, almoçar qualquer coisa por aí (sim, acabou a dieta da amamentação!), ouvir as pessoas falando que estou super magra e tals, ouvir os comentários sobre Mirela. Alguém comentou que estou com carinha de mãe…por causa das OLHEIRAS! kkkkkkkkkkkkkkkk … Esse foi o melhor comentário de todos! Essa é a parte boa…

A parte ruim: sair de casa e deixar a Mirela só não tem sido um martírio porque minha mãe fica me ligando a todo o instante. O bom de minha filha ter uma rotina é que quando minha mãe me liga eu já sei o que ela vai falar: “acabou de tomar o suquinho!”, “acabou de dormir!”, e assim vai… Mas é tão difícil se sentir longe! Mas acho que é superável (ou não? de repente só vai piorar daqui pra frente?). O tempo é outro problema: na terça e quarta ainda consegui chegar e dar uma ordem nas minhas coisas do doutorado que estavam uma bagunça, reler o meu projeto e um artigo. Mas na quinta a tarde e sexta, já sem a mamãe aqui, fiquei com a Mirela para que a babá cuidar das roupinhas e do quarto que há uma semana estava sem faxina; resultado: nem consegui analisar a reação que foi feita na terça e na quarta e já me senti impotente e talvez um pouco irresponsável. No fim de semana, esquece: é sempre todo comigo e papai JU; nesse teve vacina e muito dengo por causa da febre – atenção 100% de dia e de noite pra ela. Por isso tenho medo do que ainda está por vir…o tempo que não rende!

O doutorado tem coisas boas e ruins: não tenho tanta obrigação de entrar 8 e sair as 18h, como num emprego formal, mas em compensação, traz-se muita coisa pra fazer em  casa, como ler artigos, escrever, estudar; coisas que não dá pra fazer enquanto estou na fac, pois lá os afazeres são outros. Darei conta? Ainda estou tentando me desenferrujar, mas o cansaço é grande!

Essa semana não irei pela fac, pois temos mais novidades por aí. Hoje, pela vacina, ainda rendendo, não vou; amanhã, talvez consiga ir buscar os camundongos que vão chegar da Unicamp e levá-los para a faculdade, mas dependerá do horário que o vôo chegar, pois minha mãe precisará sair para trabalhar (tô aqui, aguardando a confirmação da Unicamp sobre o horário de chegada dos bichos); quarta, feriado, começaremos a dar fruta amassada, e eu quero acompanhar os três primeiros dias, no caso quarta, quinta e sexta…E por aí vai. Semana que vem “retorno de novo”, mas já na terça temos consulta… Será que vai dar certo conciliar tantos compromissos e afazeres de mãe com a vida profissional?

Bom ou ruim? O tempo dirá…Vamos ver como tudo acontecerá daqui pra frente…

Baby blues  - o retorno também

Pois é…ontem eu tive uma recaída e observei que já pelo meio da semana não estava muito bem, sem paciência com tudo e muito agarrada com Mirela, com medo de não estar cuidando dela direito, de não estar dando atenção suficiente, tempo para mim e para meu marido que não consigo encontrar muitas vezes…e haja caraminholas na minha cabeça…E para piorar, os problemas parece que papocam de uma vez: descobri ontem que clonaram meu cartão de crédito e estavam tacando o pau a fazer recargas de celular de todas as operadoras nele. Como se eu já não tivesse o que fazer, ainda ter que “brigar” com a operadora de cartão de crédito, gastar tempo tentando resolver uma coisa que nem tenho nada a haver…que saco!

E assim estou, sem paciência nenhuma pra nada, até pra conversar! De novo sem querer atender telefone, bater papo, essas coisas… Coisas de baby blues ainda, com certeza!

Dieta? Que dieta?

Enfim, de volta ao mundo dos doces e guloseimas! Eu e meu marido enfim abrimos o nosso ovo de páscoa em conjunto e o detonamos! Já voltei a comer pizza, pastel, torta de morango, brownie, todos os tipos de frutas e doces, pão normal, margarina…Tudo como era antes…na verdade, como antes da gravidez…

Mas sábado recomecei a tomar leite de caixa puro, que eu adoro, e a comer feijão e percebi que Mirela ficou irritadiça a noite pra soltar gases. Na dúvida, voltei para o leite de soja e parei com o feijão. Vamos ver como ela responde. Café também está fora da lista, por causa da excitação que ela teve noite dessas no dia que eu tomei café a tarde, como eu contei anteriormente.

Aliás, vamos combinar. A dieta da amamentação me  fez tão bem que estou bem mais magra do que antes de engravidar. Então, parei por aí: matei minhas vontades imediatas e a partir de hoje vou voltar a maneirar. Claro que agora é diferente, pois sei que posso comer o que eu quiser sem atrapalhar a barriguinha da Mirela. Mas aboli o refrigerante de vez da minha vida!

Mais vacinas e mais chororô

Acordei estressadíssima no sábado, pois no meio da manhã iríamos levar Mirela pra vacinar. Como eu sofro nesses dias, viu!? Lá se foram mais 2 picadas e um flaconete de rotavírus, que dessa vez ela deu trabalho pra tomar…Ela chorando e eu também…

Dessa vez, a febre foi menor, porém mais persistente. Chegou a 37,6  (contra 37,8 nas anteriores), mas estava sempre lá, febrilzinha… Dormi ao lado dela na noite de sábado para domingo, ela no colchãozinho de massagem e eu em um palmo de cama de solteiro, no quarto dela, por causa do ar condicionado (que ajuda a regular a temperatura corporal). Acordando de hora em hora para verificar a febre e moída pela posição na cama…Resultado: domingo de mal humor total e absoluto, ainda em manejo da febre e moleza dela.

Coisa boas também acontecem

No meio de tanta lamentação, tenho coisas boas sim para contar. Mirela reservou para mim a proeza de colocar, pela primeira vez, o pé na boca. Eu morria de medo de perder as grandes novidades de minha filha por não estar em casa. E que sorte que ela deixou para fazer esta gracinha pela primeira vez comigo, na sexta-feira! Claro que tudo fotografado pela mamãe orgulhosa aqui. E é comigo também que está começando a ficar mais firmezinha pra sentar, toda feliz; agora não quer mais outra coisa! Até no trocador, por ela, a gente trocava a fralda com ela sentada! Missão impossível!

Mais do que nunca, agora olha e dá conta de tuuuuuuuuudo ao redor, quer pegar os controles da tv e do ar condicionado, olha pra onde a gente aponta, quer meu celular, atende quando a gente chama pelo nome dela e grita fazendo pirraça! ahahaha Essa é a parte mais engraçada: agora ela força os gritos lá do fundo da garganta pra chamar a atenção ou quando quer alguma coisa (inclusive dormir, comer ou parar de comer). Agarra minha bochecha ou meus cabelos quando está no meu colo, gosta de dormir segurando meu polegar, enfim… Tá cheia de gracinhas a minha menina!

Já estamos no terceiro suquinho diferente, seguindo a orientação da pediatra de dar pelo menos 3 dias seguidos o mesmo suco, e mesmo fazendo caretinha no primeiro dia, ela tem tomado tudo, os 150ml autorizados pela médica. O Nan também tem aceitado, mas há 3 dias não tem tomado os 180ml, ficando em 130 a 150…Tá bom, vai! Quarta vai começar a melecar a casa toda comendo frutinha amassada. Vamos começar com a banana. Tomara que ela goste!

Balanço geral

Eu estou mais ou menos bem.

Mirela esta 100% ótima.

Preciso voltar a ir à igreja, reencontrar meu eixo!

"Eu fiz essa presepada pela primeiro vez para minha mamãe em 16 de abril de 2010"!

"Eu fiz essa presepada pela primeira vez para minha mamãe em 16 de abril de 2010, com 4 meses e 13 dias"!

9 comments

  1. Volta pra igreja sim, Tati!
    A gente as vezes acha que isso nao faz diferença, mas faz viu?
    Tb tenho minhas fases ruins, tenho algumas pessimas! Mas retornar “de verdade” para Deus me coloca sempre no eixo!

    Bjus…

    Mari

  2. erika mota /

    que super post! estava sentindo falta de saber das novidades por aí!!! q foto linda a da descoberta dos pés! e vai ser sempre assim uma nova descoberta e vc estará presente, ela guardará para os dias q vc estiver com ela!! nem preciso dizer q vc vai dar conta de tudo, que vai dar tudo certo e q logo vc estará habituada ao retorno. Bjs

  3. Olá Tatiana,
    Como estão todos?
    Lançamos na Bienal do Livro o nosso livro “POR QUE PERDI MEU BEBÊ?” que irá ajudar casais com histórico de perdas gestacionais a compreender e alcançar o objetivo maior.
    Visite nosso site e nossa comunidade no Orkut POR QUE PERDI MEU BEBÊ e ajude a divulgar o livro.
    Lembranças
    Dr Marcelo Cavalcante

  4. Isso aí Tati, não deixe a igreja, se eu não estiver tempo pra ir fico doída…Deus é nossa força!Estamos bem, obrigada pelo carinho e orações., Mariana hj pesa l8l5, já está bem perto de vir pra casa se Deus quiser!!!Bjus

  5. oi tati… diante das mudanças ficamos mais frágeis e por isso precisamos sempre vigiar e orar para que nossa fé esteja fortalecida e renovada. Mirela está linda !! E a volta ao trabalho como muitas outras coisas que vão aparecer é um preparo mesmo!! Quem disse que ser mãe era fácil né?

    Um beijo

  6. O meu Deus. Que coisa mais fofa esse pezinho na boca.
    E que presente por ver isso pela primeira vez.
    Fé que tudo á de se encaixar. Dê tempo ao tempo e dê tempo a vc mesma.
    Bjokas.

  7. oioi, eu comecei a ler seu blog e naum parei até concluir… Amei sua história, amei td que vc escreveu da gravidez, os videos as fotos, td td mesmo… que Deus fortaleça vc e a sua florzinha … e seu marido tb que é TUDO DE BOM… Deus os preserve assim em familia e em amor…

    Mil bjks e td de melhor…

    fiquem com Deus e fale um pouco da sua irmã e coloque foto dos gêmeos…

    paz

    Vivy

  8. ahhhhhhhhhhhh e claro, vou orar pra esta fase sua passar… Deus nos assite e sabe o pq de cada coisa, tenha persistencia e fé…

    bjks e fiquem na paz do Senhor :)

  9. Larissa /

    Tati parebens pela bebe linda eu tb to com uma de 3 meses e tb tenho retomar meu doutorado antes do termino da licença.
    bjos

Leave a Reply