Maternidade: experiência para toda a vida

TV or not TV???

Dia desses uma amiga-leitora-mãe me pediu para escrever um post sobre filhos e tv. Ai, Lu, parece até que eu sou a pessoa mais indicada para escrever sobre isso, porque o meu ponto de vista é: não sou contra nem a favor, muito pelo contrário… Mas, vamos lá.

Tv aqui em casa rola solta sim. Diferente do tempo que minha mãe me criou longe dos “raios nocivos que emanavam dos aparelhos de antigamente”; e durante a criação das minhas irmãs também foi assim.

Quando crescemos um pouco mais, por conta da religião, mamãe evitava a todo custo que assistíssemos programas “pesados” para a epóca, como Armação Ilimitada, TV Pirata, novelas e até Os trapalhões.

Hoje em dia, tudo mudou, inclusive os raios emanados das tvs não são tão nocivos quanto os de outrora. A sociedade mudou, a velocidade de informações nos deixa loucos e a tv passou a ser simplesmente um meio de comunicação que tenta acompanhar outro mais veloz – a internet. Portanto, já nem acho tão relevante questionar se crianças devem ou não assistir tv, porque os nossos laptops estão ao alcance deles com muito mais opções de informações, boas e ruins.

Quanto aos programas infantis e comerciais voltados para o público infanto juvenil, já não os culpo por influenciar nossos filhos a quererem ser super heróis ou a comprar o modelo mais novo da boneca X que chegou nas lojas ontem. Leve-os para a creche ou escola, ou mesmo para o playground do prédio ou para a pracinha do bairro e logo sofrerão a influência de outros pimpolhos mais “conectados” com o mundo atual. Em suma: não adianta esconder dos filhos apenas em casa o que eles vão ver escancarado mundo afora; não podemos criar ETs; eles próprios podem sofrer e serem segregados do mundo das crianças “in”. Filho “out” sofre piada não só por não ter o  modelo novo do carrinho do comercial, mas por nem saber que ele existe.

Admito sem nenhuma culpa que Mirela aprende muito quando assiste tv, seja os canais infantis ou os dvds que colocamos a sua disposição. Eu poderia enumerar várias coisas – boas – que ela aprendeu interagindo conosco na frente da tv. Sim, porque também não concordo em prostrar a criança presa no cercadinho sozinha a meio metro da tv; tem que haver um propósito, uma interação. Alguém deve acompanhar mais esta atividade dentre todas as outras que a criança tem em casa. E aqui, Mirela está sempre comigo, com a vovó Ivanete ou com o papai Ju assistindo e “comentando” sobre músicas, desenhos e personagens. Exceto, é claro, na hora que estamos sozinhas em casa e o “banheiro” me chama…São micro-minutos que ela passa sozinha na frente da tv, e não acho que nesse mini-tempo ela vá colocar no canal adulto  sem que eu perceba; pelo menos não nesta idade (rs).

Como falei antes, não sou contra nem a favor, muito pelo contrário, porque há casos e casos e vale a máxima: “tudo demais é veneno”. Então, tempo para brincar, tempo para assistir tv, tempo para assistir tv brincando, tempo para brincar assistindo tv, tudo isso é diferente, conseguem perceber?

Tv or not tv? Eu não sofro com essa dúvida, porque o mundo real está dentro de nossas casas também. Basta sabermos educar os nossos filhos para entender o que se passa, o que se fala, tirar lições positivas de um fato negativo e abrir-se ao diálogo. Educar é o segredo.

Tá aí, Lu! Sem drama de consciência, porque faço a minha parte. E tenho certeza de que o Pedro tem uma mãe que faz a parte dela também. E então? Contra, a favor ou muito pelo contrário?

5 comments

  1. luciana /

    Resposta: muito pelo contrario. hahaha eu ja disse a você que tenho um blog ne e eu uma vez pensei em fazer um post sobre isso e ia se chamar assim Tv ou nao Tv? Coincidencia ou nao minha amiga Tati é chique coloca in english rsrs

    Eu concordo com tuas colocacoes e acho que tv ajuda sim em muitas coisas no desenvolvimento infantil, apesar de ter grupos totalmente contra Tv 0 ate os 3 anos eu acho, mas tipo assim ai aqui em casa a gnt tbem toinha q deixar ver tv e ai como seria ne? Enfim faz parte da nossa cultura e nossa responsabilidade como pais é dar os direcionamentos corretos e nao deixar virar vicio. Tem muita coisa bacana pra fazer com crianca, a prova é teu post Aprendendo a brincar e outros. Criatividade e disposicao sao as palavras! Com Tv or not Tv!

    Vou deixar o link do meu blog ta: http://pedrodelu.blogspot.com

    Espero que goste… Obrigada post lembrando de mim..

    Ps.: tou em Russas agora so volto quarta a noite e decidi que vou mudar de empresa. Depois a gnt conversa.

    Boa noite beijao

  2. Ei tati…
    de vez em quando passo por aquiu,mas nunca da tempo de deixar recado!
    Quanto a tv ,nao sou contra nem a favor,as vezes eh bom outras nao,depende muito do ponto de vista,tudo tem q ter seu tempo,deixar a criança o dia todo na frente da tv como algumas maes fazem nao é nada educativo ne..”tudo demais é veneno” concordoooo..
    passa la no blog,ta sumida de la tb,to sentindo falata das nossas trocas de ideias..rsrsrs
    bjus

  3. ótimo tema, tati!
    gostei do post!
    bjim

  4. luciana /

    Oi Tati, agora que vi que meu comentário não apareceu! Ou coloquei em outro post? Vc viu?

    Olha passei para te indicar um selinho. Passa lá no meu blog

    http://pedrodelu.blogspot.com você pega o 1º selinho e segue as regras que ele pede.

    Beijos.. (kd meu comentário? vou atrás dele, se não vou escrever de novo, tinha falado tanta coisa bacana. rsrsrsrsrsrsrs)

  5. luciana /

    É parece que não deu certo.. Eu comentei do meu celular e não veio…mas é isso fica para próxima

Leave a Reply