Maternidade: experiência para toda a vida

Aprendendo a ser mãe – parte I (com 22 semanas e 2 dias)

Terça-feira, 11 de agosto de 2009.

Hoje, como programado, fui ao Banco de Leite da Maternidade Escola Assis Chateubriand para assistir à palestra sobre aleitamento materno. Já tinha tido boas referências de lá afinal, faço doutorado bem ao lado, e hoje ainda fiquei sabendo por uma participante que esta palestra gratuita está entre as mais bem conceituadas do Brasil neste assunto. Fiquei ainda mais orgulhosa…

A enfermeira Sabrina, muito atenciosa, teve que ter toda a paciência  para aguentar 4 das 5 mães que estavam na sala, fazendo mil e uma perguntas, quase todas ao mesmo tempo…risos… A outra mãe, a mais calada, já estava na quinta gestação, portanto estava era quase apta a dar aula pra gente! risos… Além de nós, havia mais 4 auxiliares de enfermagem da Unimed Núcleos, que estão estagiando na MEAC.

Claro que eu tinha que deixar minha marca: passei logo um vexame no começo, quando no momento das apresentações eu não aguentei e comecei a chorar, falando brevemente sobre a dificuldade em chegar a estar hoje com a Mirela dentro de mim… Me emocionei tanto que fiz uma das auxiliares de enfermagem presentes chorar…afe, que vexame! Mirela me fazendo chorar no meio do povo que nem conhecia! Ainda bem que todas entenderam!

Recebemos orientações muito boas, e muitos mitos foram desfeitos… É, a gente ouve conselhos de todos os lados, mas vou dar ouvidos à profissional que estuda sobre o assunto a fundo. Coisas do tipo “durante a gravidez, esfregue os mamilos com bucha vegetal”… Bem, sei que tá cheio de gente fazendo isso, mas não é aconselhável, galera! Nem sequer precisamos ou devemos passar sabontes ou cremes nos mamilos, pois é exatemente o que irá tirar a proteção natural da pele. O sol pode ser um aliado sim, principalmente quando já estivermos amamentando, para prevenir rachaduras e ajudar na cicatrização…Mas a minha médica já tinha me recomendao a fazer isso apenas a partir do sexto mês…e eu já tinha começado, ahahahaha…

Quero ver eu tendo que convencer a minha mãe de que não preciso lavar o peito com água morna antes e depois das mamadas, ou convencer à galera mais antiga que a compressa no peito para aliviar o inchaço e ajudar a desmamar deve ser com água fria ou gelo e não com água morna… Quero ver neguinho entender que não é bom usar a desmamadeira e que a ordenha deve ser manual…E provar pra fulano e sicrano que não é necessário suspender tudo da minha alimentação com medo de que o bebê tenha cólicas. A alimentação deve seguir o mesmo bom senso e princípio de como foi durante a gestação: comdia saudável, com frutas e verduras, evitando alimentos condimentados e industrializados, refrigerantes, doces, etc… Coisas que durante a gravdiez a gente já deve ter aprendido e executado…

Bem, são muitas informações e eu teria que escrever horas e horas tudo o que discutimos lá… Mas o fato é que à medida que me informo, vejo o quanto não sei nada… E mais ainda, o quanto é difícil ficar no meio de conselhos e mitos e ter que tomar suas próprias decisões. Mas tenho aprendido que o melhor mesmo é ouvir os profissionais que são capacitados para isto… Muitas coisas são “crendices ” , outras são costumes populares, então temos que “filtrar” as informações  e tentar fazer o bom senso prevalecer…Aliás, já cheguei a esta conclusão: daqui pra frente, criar um filho vai ter muito disso: bom senso! Conselhos as vezes são bons, mas nem tudo se aplica na prática! =)

Estou tentando aprender a ser mãe, mas só na hora H, com a Mirela nos braços, é que minha história de aprendizado vai realmente começar! E que venha minha Mirela! =)

Abaixo, fotos da palestra de hoje.

Deus abençõe a todos!

As cinco grávidas e a enfermeira Sabrina... Detalhe: entre os bebÊs, só a Mirela de mulher!!! =)

As cinco grávidas e a enfermeira Sabrina... Detalhe: entre os bebês, só a Mirela de mulher!!! =)

Eu e a enfermeira Sabrina,fazendo um carinho na Mirela...

Eu e a enfermeira Sabrina, fazendo um carinho na Mirela...

8 comments

  1. Ai que legal, Tati, esse curso eu tenho que fazer. Quando será que vai ter outro? Depois vc me conta os detalhes? Beijão

  2. Tia Aline /

    Nossa que legal…vc chorou, aaaaaaaaaa…mas eh normal grávida chorar…não eh vexame!!!
    kkkkkkkkkkkkkkk
    Eh, e haja coisa pra aprender…hehehehehehe

    bjinhos :) )

  3. Eita chororô…rsrsrs…
    na gravidez ficamos ainda mais sensiveis..entao isso eh bem compreensivel…
    que bom q gostou da palestra..e concordo com vc quanto a ter bom senso,a gente escuta cada absurdo..rrsrs…
    eu tb participei de uma palestra sobre amamentação e aleitamento materno,foi mt legal..cada dia aprendendo mais
    Mas o maior aprendizado mesmo vai ser quando estivermos com nossos babys nos braços neh?!

    Fiquem com deus…

    bjinhus

  4. Ahhhh…a mania da maozinha na barriga..kkkk
    das cinco gravidas da foto, so vc esta segurando a pança..rsrsrsrsrs

    bjao
    :)

  5. É Tati…
    Os mitos e as crendices são muitas. Nossa!! E aquela história do bebê que arrota no peito e o peito feri?!!kkkkkk Essa é a que eu mais ouço. Mas o importante mesmo é a gente se informar e preparar a nossa mama pra amanentar os nossos filhotes com muito amor e dedicação. Dar de mamar é um momento único de amor e cumplicidade entre nós e o baby… e do jeito que você é coruja…. vai chorar em cada mamada. kkkkkkk
    Vai se preparando, amiga. Todos os dias de uma mãe é de muito aprendizado.
    Beijossssssss….

  6. Oi Tatiana! Não sei se lembra de mim… sou farmaceutica, mas não cheguei a ser sua aluna, terminei um pouco antes… Trabalho na MEAC, vi sua fto no banco de leite com a Sabrina.
    Enfim, legal saber que tem um blog, tenho um tb!
    Vou com com calma os seus posts, me visite tb!
    Bju e parabens pela sua Mirela.

  7. Estou lendo seus primeiros posts…., que legal, vc é evangpelica…
    Qual sua igreja?
    Eu sou da Comunidade do Amor, que fica na rua da faculdade.
    Bju

  8. Erika Mota /

    Menina, realmente é do jeito que você descreve… é uma luta para convencer os mais velhos e principalmente mostrar q teu leite “não é fraco”, que o bgebê não precisa de água ou chazinho, que você vai só amamentar, etc, etc, que não precisa tomar “garapa de rapadura”, que água é que ajuda na produção do leite e como vc disse a alimentação saudável. Mas a gente consegue e cada sorriso do bebê anima mais a gente e o olhar de amor na hora da mamada! Daqui a pouco estaremos com nossas lindinhas mamando e oferecendo para elas a melhor alimentação do mundo! Bjs

Leave a Reply