Maternidade: experiência para toda a vida

O que sentir com 33 semanas e 1 dia? Novas sensações e vexames…

Segunda-feira, 26 de outubro de 2009.

Na verdade, já há algumas semanas eu queria escrever sobre isto, desde que comecei a sentir as chamadas contrações de treinamento, com mais ou menos 29 semanas, mas só agora deu tempo… Com a gestação avançando, as coisas começam a mudar, até radicalmente, posso dizer,  fisicamente e emocionalmente…

Como falei, desde antes do sétimo mês, comecei a sentir as contrações de treinamento (ou de Braxton-Hicks), que no começo eu confundia com a tentativa de Mirela se ajeitar dentro do útero, mas que comecei a perceber que não era bem isso… Embaixo do umbigo, de uma hora pra outra e sem motivo aparente para acontecer, a barriga fica dura, como se alguém apertasse um cinto em mim, e poucos segundos depois, tudo volta ao normal. Nem me pergunte a frequência com que isso acontece que eu mesma ainda não consegui captar… e, ao contrário do que eu imaginava, não endurece a barriga toda, pelo menos no meu caso não…só a parte debaixo, do umbigo até a base da barriga. Dizem que isto passa longe de contrações reais do parto, e de fato, não me incomodam…não digo que chegam a doer, é apenas uma sensação, nem boa nem ruim, apenas diferente…Mirela crescendo, útero dilatando, músculos se preparando para o trabalho de parto… Tudo nos conformes… então, bem vindas as contrações de treinamento!

O crescimento acelerado de Mirela fez a barriga dar uma boa crescida, apesar de que peso no restante do corpo eu continuo não ganhando (ufa!). Minha pequena ganhou 600g de 30 pra 32 semanas… Se continuar assim, vai ser uma menina grande quando nascer! E a mamãe aqui vai continuar ver a barriga esconder cada vez mais os pés…daí talvez a razão do tombo com 32 semanas…Mais cuidado e atenção são necessárias mesmo! Na consulta de hoje com minha obstetra, observamos que eu perdi 500g, mas como Mirela está crescendo e ganhando peso nos conformes, tá tudo certo. Apenas eu é que não tenho tido taaaaaanta fome assim…principalmente no café da manhã. Bom, pelo visto, depois que Mirela nascer eu recuperarei o peso certo rapidinho…

Prestes a fechar os 8 meses, nada de inchaços nas mãos, pés ou face! Pressão diária continua 10×6, pode até se aproximas de 11×7, mas tudo certo…Estamos bem neste sentido, o que afasta um pouco o medo de pré-eclâmpisa ou mesmo parto pré-maturo. Neste ritmo, acho que dá pra chegar bem perto das 40 semanas! Tomara!

Já estou proibida de dirigir devido ao tombo que levei, mas antes mesmo disto ter acontecido, eu já notava que estava impaciente no trânsito, e até meio dispersa, o que torna o ato de dirigir um risco… Assim, estou proibida de fato para evitar qualquer problema maior… O que muda com isso: dependência maior do marido ou da família e amigos, o que pra mim não é nada fácil, pois sou uma espoleta e gosto de resolver as coisas por mim mesma, do meu jeito e ao meu tempo… Agora, com esse balde de água fria, estou aprendendo a depender mais dos outros e até a perder o orgulho e pedir ajuda, o que pra mim nunca foi muito fácil… Só pra ter uma idéia, a partir de amanhã, as terças e quintas, quando minha secretária não vem, minha mãe virá pra cá me fazer companhia, e assim, eu aproveito a presença dela pra colocar coisas de Mirela no lugar… Melhor evitar ficar só nesta reta final.

Sempre ouvi falar que este é um período de grande ansiedade. Na verdade, isto pra mim, em outros tempos, me acompanharia desde o começo…Mas, graças a Deus, não tenho estado ansiosa como as pessoas descrevem: ansiedade por medo do que está por vir, de não ser boa mãe, essas coisas… Sinceramente, eu penso nisso, mas não estou com os cabelos nas mãos como pensei que ficaria… Tenho orado muito e pedido a Deus que não me deixe ansiosa até mesmo para não acelerar a chegada de Mirela. Acho que quanto a ansiedade do que está por vir, estou segurando a onda, apesar da ansiedade saudável de que chegue logo o dia de ver a carinha de Mirela…Acho que o fato de ter preparado tudo até agora com antecedência, também me deixa mais segura neste momento… Mas no sábado eu tive uma crise de choro, lembando de tudo o que passamos até engravidar e lembrando de detalhes descritos aqui no site desde o começo da gravidez…Acho que já estou começando a sentir saudade de estar grávida…

Ainda consigo me abaixar, ficar de cócoras (apesar da sensação de dilatação “lá embaixo” que não é nada agradável), sentar de pernas cruzadas… Até quando?

Durmo bem (exceção para o incômodo das contusões e ferimentos nos primeiros dias após a queda que me tiraram um pouco a paz noturna), e a frequência urinária aumentou, mas não chega a me matar de insônia ainda. Mas quanto a isto, tenho até uma história engraçada que não posso deixar de registrar. No domingo que fiz 31 semanas, quando estava no auge da gripe e estava indo durante o fim de semana para o laboratório dar continuidade a um experimento, tive um episódio patético de incontinência urinária. Eis que estávamos eu e meu marido (que me acompanhou nos 3 dias de ida ao lab no feriadão) lá na faculdade quando, após um espirro, eu tchuuuunsss… Fiz xixi nas calças! Mas fiz mesmo, de escorrer pelas pernas e eu ter que tirar a calcinha que ficou toda molhada! Sorte que estava de vestido soltinho e deu pra lavar as pernas e os pés que molharam. Que vexame!!! Lá fui eu pra casa pra poder me lavar e vestir uma calça limpa pra poder ir almoçar na casa da minha sogra… Ainda bem que não era um dia de atividades na faculdade… Já pensou?! A doutoranda mijona! ahahahahahahahahaha… Mais um vexame na gravidez, além do tombo fenomenal no meio da rua que eu levei e está relatado no post abaixo…

Essa sensação de que “ai-não-vou-segurar-o-xixi”  me acompanhou principalmeten durante a gripe, com as tosses e espirros, mas agora está sob controle.  Mas, se sinto vontade, corro pro banheiro pra não acontecer acidentes, hehehhe… E também evitar infecção urinária!

Fora isso, tenho comentado com meu marido já há algumas semanas, que algumas sensações do começo da gravidez voltaram, tipo a sonolência…Agora, tá bem parecido mesmo como eu estava no começo da gestação. Apesar de parecer ligada no 220w, me bote na cama pra ver se eu não durmo um dia inteiro se puder! Como diria meu marido, se deixar, eu fico hibernando mesmo! A fome não está tão grande, e não se compara ao que eu sentia no começo. Mas notei que o que me dá azia é ultrapassar as 3h sem colocar nada no estômago. E a azia também aparece se eu teimar em comer algo doce, como uma fatia de bolo…é azia na certa! Mas até que não tem me incomodado não. Tenho relatos de pessoas que viraram vidros e vidros de Mylanta durante a gravidez e eu, nem tchuns… Não compro mesmo! Evito os doces e tento comer de 3 em 3h e pronto, a azia não aparece…Se ela aparece, uns golinhos de água resolvem, se for com gás, melhor ainda… Que bom, menos um sintoma desagradável da gravidez pra mim! =)

Comentando com meu marido sobre o tanto de grávidas que conheço que por volta do sétimo mês adoeceram (tipo gripe, virose, bronquite, etc…), chegamos à conclusão de que, parecido com o que ocorre no começo da gravidez, o consumo de energia pelo bebê tá grande demais e o crescimento do bebê nos suga as vitaminas e nutrientes todos, nos deixando vulneráveis a estas situações. Então, cuidado redobrado com a alimentação, tal qual no início da gestação. Esse cuidado com alimentação na reta final ainda vai ajudar no controle de peso e, portanto, na prevenção de pressão alta, diabetes e suas consequências, sem contar com a facilidade em perder peso após o parto.

Bem, é isto… a cada semana, uma novidade… Vamos ver o que ainda virá por aí! Próxima consulta, daqui a 15 dias, com 35 semanas…e aí, reta final mesmo!!! Mais do que nunca, contagem regressiva!

Uma semana abençoada a todos!!!

6 comments

  1. Boa Semana pra vcs!!! Andei tendo azia uns dias aí…mas nada de mais…nem ejoei…q bom né!!!Minha mãe teve quatro filhos e nuna enjoou, se puxar pra ela estou feliz, deve ser horrível…Que Deus continue abençõando vcs!Bjos

  2. eI TATI…minha proxima consulta sera dia 09/11,vi que nao esta tao anciosa,que bom heim,pois eu too muitoooo,primeiro pelo cha q sera domingo,segundo por pensar que agora falta pouco,mas to tentando me controlar…kkkk
    Graças a Deus tb estou tendo uma gravidez super tranquila,apenas azia e dor de cabeça de vez em quando,mas eh normal,nao da nem pra reclamar neh,tantas gravidas que passam por tantas coisas ruins durante a gravidez…

    beijos pra vc e Mirela…

  3. Aline Bretas /

    Como eu queria conseguir um atestado pelas dores nas costas rs… tenho tido muita dor no osso vaginal, a medica disse que eh normal, mas por ficar sentada o dia todo to sofrendo! nao to aguentando mais dirigir muito menos trabalhar… mas ja vi q minha medica gosta q as mulheres trabalhem o max. possivel pra ficar mais tempo com o bebe, o q ela ta certa… minha DPP (40 semanas) eh dia 22/12 mas segundo ela dependendo do peso/desenvolvimento do bebe pode vir a partir da 38ª sem. q cai dia 09/12 ou entao dia 16/12 39 semanas, pois minha medica faz os partos as quartas-feiras (preferencialmente) ela tira o dia pra isso. entao vamos ver! nossa proxima consulta agora so daqui 3 semanas, e espero que ela me passe uma ultra!!! fiz a morfologica com 20 semanas e a ultima com 28 semanas que foi pessima nao consegui ver ele direito! e a 4D nem vou tentar ja que ele continua sentado!!! beijos e saudades!!!

  4. Ai Tati, pois as minhas contrações de treinamentos estão cada vez mais fortes e me diexam sem ar, fico até meio tonta, mas dor msm naum eh forte naum. Graças a Deus tá tudo indo bem, depois do feriado vou fazer uma ultra com doppler pra ver como está o funcionamento da placenta e aí ter certeza da data do parto. Por enquanto só conversando muito com o Calebe pra ele me sugar bem muito, pra ganhar o máximo de peso possível até lá.
    Pra vcs, toda saúde do mundo e q a Mirela continue crescendo saudável como tem sido até aqui.
    Bjo gde pras duas.

  5. O que é mylanta?? fiquei curiosa!!!!
    Tati, vc é uma grávida abençoadíssima!!! Quase não tem azia, não tem enjoo e ainda emagreceu 500g nessa altura do campeonato mesmo com a Mirela crescendo!! Q benção!!!
    Com relação à incontinência urinária morri de rir!! imaginei a situação!!! ô comédia!!
    a Mirela vai ser uma neném bem grande e super linda!!! tb, os papais são grandes né?? Tati, o parto tá pra q dia de dezembro?? é no começo???
    um super bjo!! e aproveita os últimos dias!!!

Leave a Reply