Maternidade: experiência para toda a vida

Chegamos a 36 semanas!!!

Domingo, 15 de novembro de 2009.

A viagem continua, mas o destino está cada vez mais próximo! Espera-se que Mirela chegue dentro de 2 a 4 semanas, ou seja, entre 38 e 40 semanas de gestação.

Se falta pouco? Não sei, pois o tempo é relativo… Como diria a propaganda: “5 segundos andando na praia e pouco, mas 5 segundos andando sobre brasa é muito…” Então, parece muito ainda pela vontade de tocar logo em Mirela, mas parece pouco agora já tendo esperado tanto tempo…

Tenho sorte de que a esta altura tudo esteja encaminhado, e que a qualquer surpresa, estaremos prontos para correr para a maternidade. Agora é só esperar… E que Deus me dê controle sobre esta ansiedade que teima em se achegar agora…

Ler muito sobre o que vem por aí tem me ajudado bastante, bem como receber as dicas preciosas de amigas-mamães. Aliás, uma das coisas que tenho ouvido com unanimidade é: nesta reta final, descanse e durma o quanto puder!!! Tenho tentado fazer isto. Parece até o sono que eu tinha no começo da gravidez. Ontem, eu acordei 10:40h da manhã! risos…

Dúvidas ainda me assolam, por exemplo: quando arrumar o quartinho de Mirela? Digo, quando colocar os bichinhos no lugar, arrumar de vez guarda-roupa, kit de higiene, retirar os sacos dos colchões, montar o enxoval?… Sei que o ideal será fazer isso na véspera da chegada da bebê, mas quando ela vai chegar? Até quando deixar tudo ensacado no quarto? E se tivermos surpresas, quem colocará tudo no lugar como eu gostaria??? Ai, ai, ai…

Nesta semana, terei apenas a consulta com a perícia médica da Universidade onde faço doutorado, para o afastamento oficial de 4 meses da pós-graduação, além da última sessão de fisioterapia (ainda bem!). Fora isso, nada de consulta com obstetra ou exames. Esta semana vou também autorizar a ultra com doppler que está marcada para quando eu estiver com 37 semanas e 1 dia (semana que vem), para o meu desespero, as 19h…ô dia que não vai passar! No dia seguinte, teremos consulta com a obstetra para mostrar o exame e, espero, marcar em definitivo a data do parto. Acho que a partir disso, o quarto terá tudo colocado no lugar, não é possível! risos…

Como não tenho experiência de gravidez anterior, a partir de agora estou mais ligada nos possíveis sinais de parto, já que li que a partir de 36 semanas o bebê começa a procurar se encaixar. Peço a Deus que Mirela passe pelo menos para a 37a. semana, quando já não será considerada prematura se resolver nascer. Mas pelo andar da carruagem, acho que ainda teremos algumas semanas pela frente, porém sabe-se lá a pressa dessa menina! Esta semana mesmo tivemos surpresa com o parto antecipado em 1 semana de uma amiga grávida…Pois é, quem vai saber, né?

Ontem a noite, acho que Mirela mudou de posição. Estava sentindo os soluços dela do lado direito, como sempre, quando de repente, senti uma virada dela e, logo depois, os soluços passaram a ser sentidos no meio da barriga. Hoje pela manhã, na igreja, senti os chutes (chutes?) dela na parte da frente da barriga e não mais do lado direito… Ou seja, minha pequena deve agora estar de frente para o mundo e de costas para mim; está também com a cabeça para baixo e acho que tentando se encaixar, pois se estica que pressiona tudo lá embaixo…Ela está se preparando para vir ao mundo!!!

E assim, caminhamos para mais uma semana de espera! Sempre gratos a Deus por ter nos dado uma gravidez tão tranquila até aqui, e com a certeza de que tudo correrá bem até o fim, pois Ele está conosco desde o dia que nos deu Mirela de presente!

Não vejo a hora de começar a postar coisas de mãe! Se está perto ou longe, não sei…Mas acho que está mais perto do que longe! Quem aí aguenta mais umas semanas de espera conosco? =)

God bless us!!!

36 semanas!!! Que alegria! e que frio na barriga!!!

36 semanas!!! Que alegria! E que frio na barriga!!!

7 comments

  1. Amiga, apartir de agora é impossível controlar a ansiedade.Tudo tememos que seja sinal de trabalho de parto e não pense vc que a incerteza toma de conta por ser mãe de primeira viagem,não. isso acontece sempre. Essa foi minha terceira gravidez e vivi tudo como se fosse a primeira, todas as dúvidas e incertezas que tive no primeiro se repetiram agora.Mas no final tudo sai bem e é só felicidades e muito amor.

  2. MENINA DEIXE DE SER ANCIOSA!FIQUE TRANQUILA POIS TUDO OCORRERÁ BEM E NA HORA CERTA E VOCÊ VAI AOS POUCOS DANDO CONTA DA RESPONSABILIDADE DE SER MÃE.POIS NA HORA QUE ELA ESTIVER NOS SEUS BRAÇOS O AMOR VAI AUMENTAR CADA VEZ MAIS, A GENTE PENSA QUE VAI EXPLODIR DE TANTA ALEGRIA,É MÁGICO! MAS VOCÊ SABERÁ ENTENDER CADA SINAL QUE ELA VAI TI DAR: COMO UM CHORINHO QUANDO A FOME APERTAR OU A FRALDA ESTIVER MOLHADA E OUTRAS COISINHAS. EU TENHO CERTEZA QUE VOCÊ VAI SER UMA MÃE MARAVILHOSA E O PAPAI JU UM SUPER PAI. BJS VIZINHA.

  3. Com certeza vai da tudo certo, to aqui rezando por vcs sempre, beijos….

  4. Oi, Tati!
    pois é…dps de loooongos meses de espera (parece uma eternidade) a Mirela tá bem pertinho de chegar! realmente, dormir nesses últimos momentos é a melhor coisa pois dificilmente vc vai conseguir acordar de novo às 10:40! hehehehe…
    Tati, minha irmã está lendo um livro maravilhoso: “A encantadora de bebês” ela está amaaaando!! disse q é mto melhor q o “nana neném” por ser mais completo e menos radical pois a autora dá opções para os pais e não fica dizendo q tem q ser “daquele jeito e pronto”. tem tb “o segredo da encantadora de bebês” da msm autora(q não sei qual é…hehehhe…) esse, outra amiga q está lendo e deu as mesmas dicas sobre o livro! tem nas lojas americanas e meu pai (q foi quem deu pra minha irmã) disse q foi só R$20,00!! vale a pena!!!!! ela dá dicas ótimas em td!!!!
    espero ter ajudado!!
    super bjo!!

  5. “Aquietai-vos e sabei que EU SOU DEUS.” (Salmo 46:10)

    Bjim para mamãe e Mirela!

  6. Nossa quantas novis Tati… como o tempo passa depressa não? Enfim, tudo praticamente pronto, exceto as coisinhas do quartinho, que sinceramente, não consigo acreditar que você ainda não arrumou… rsrsrs… Você precisa fazer isso, porque a Mirela pode chegar a qualquer momento, e como todos os detalhes tem o seu dedinho, a arrumação do quartinho não pode ficar de fora… Arruma tudo e cobre com lençol para não pegar poeira… rsrsrs… Olha eu dando palpite na vida alheia… rsrsrs… Sabe que eu já estou ficando com saudades dos seus relatos? Sei que você pretende continuar postando como mamãe, mas acredito que o seu tempo será mais curto e eu terei que ter paciência para esperar as notícias, afinal Mirela será sua prioridade. Imagino sua ansiedade… a gente acaba ficando ansiosa também… não vejo a hora de ver a carinha dela… Deus abençoe mais ainda vocês nessa fase final e para o começo de uma nova vida!!! Beijo Grande!!!

  7. Qto a dormir, acho que realmente essa é a MELHOR dica para final de gravidez! Por ois motivos:
    1.Vc vai pecisar ter um “estoque de sono armazenado”, rsrs…
    2.Além de tudo, assim o tempo passa mais rápido né?

    Sobre qdo arrumar o quartinho da Mirela, isso vai depender do seu parto! Se for cesárea, tranqüilo, vc arruma tudo na véspera, do jeito que vc quer, nos mínimos detalhes! Mas se vc entrar em trabalho de parto, aí talvez vc até consiga arrumar (dependendo lógico, de como vai ser seu trabalho de parto – o meu durou uma noite inteira!), ou então pode ser que vc precise “incumbir” alguém dessa missão “super chata” no seu lugar! Hummm, acho que ninguém vai querer né? kkkkkkkkkkkk!!!!!!
    Enfim…. é mto emocionante te ver chegando no finalzinho de uma gravidez tranqüila, depois de ter acompanhado “de pertinho” todos os acontecimentos…. Que riqueza esse site, amiga! Como Mirela vai amar saber o qto foi desejada, esprada, e o qto sua chegada foi preparada com carinho! Nossa… isso não tem preço, viu!
    Fico pensando que daqui a poucos dias, abrirei seu site e irei ler um recado diferente, de uma pessoa di]ferente, dando boas noticias, talvez até o post seja ilustrado com a foto de uma gorduchinha de bochechas rosadas!!!! Aliás…. vc já designou alguém pra dar as boas novas pra gente né????
    Por fim, espero que seja tudo 100% e eu o seu momento mais feliz chegue na hora certa e acontecça conforme a vontade do Nosso Deus.
    Bjus!!!!!!

Leave a Reply