Maternidade: experiência para toda a vida

Visitas, sejam bem vindas!!! (com 38 semanas e 3 dias)

Quarta-feira, 02 de dezembro de 2009.

Este é um post particular, mas também de utilidade pública… Em consideração aos amigos, resolvi escrever sobre VISITAS após o nascimento, que poderá servir para os leitores em geral, visto a minha própria experiência em ter dúvida em relação a este assunto… Quando e como visitar? O que levar ou não levar?

Seguinte: há algumas  semanas atrás, recebi uma ligação de uma colega que teve bebê no mesmo hospital em que terei, e ela se mostrou preocupada com o fato de lá ter passado por uma modificação no que diz respeito às visitas à maternidade (e também às outras internações). A princípio fiquei chateada com as mudanças, mas depois de “conversar por email” com o setor de marketing do hospital, me convenci de que as mudanças foram para melhorar questões de segurança e tranquilidade da mãe de do bebê quando no hospital.

Eu e meu marido sempre nos questionávamos mesmo com relação à facilidade que se tem de entrar nos hospitais aqui em Fortaleza, e nós mesmos por inúmeras vezes, quando a avó dele ficou internada, entramos e saímos deste hospital a qualquer hora do dia e da noite sem que ao menos fôssemos questionados para onde iríamos. E outra coisa que sempre nos preocupamos, era com a questão da segurança nas maternidades, com relação a sumiço ou troca de bebês, essas coisas que assistimos na tv…

Pois bem, se era essa a nossa preocupação, as mudanças que ocorreram no hospital vieram a responder nossa angústia, então temos que achar bom ao invés de lamentar!

Os amigos que forem nos visitar na maternidade (aliás, a minha preferência para os primeiros dias!), terão que agendar a visita para o horário que lhes for possível ir ou ir ao hospital no horário pré estabelecido de visitas à maternidade, no caso de 15 as 17h (4o. andar)…   Uma dica importante: o hospital não permite a entrada de flores… Gente, eu adoro flores, mas vocês vão ficar chateados em não poder entrar com elas! Então, a sua presença será suficiente, não se preocupem com flores, ok? =)

Achou muito burocrático visitar no hospital? Como eu falei acima, para mim, o melhor momento de matar logo a curiosidade e ver a cara da nova mamãe e do bebê que chegou, é na maternidade, e eu explico o motivo: estarei lá, operada, ok, mas amparada por enfermeiras e a família por perto, não tendo que me preocupar em estar correndo com a bebê e recebendo visitas…estarei de cama, feia mesmo  e pronto, entendem?! Em casa, a preocupação é com a mudança de horários, que nem nós sabemos ainda como será, e também com a presença de alguém para ajudar ou não. Assim, eu adoto a seguinte conduta (euzinha, eu, entendem?! eu faço isso!!!): ou visito logo na maternidade, no primeiro dia, ou só apareço na casa da amiga lá pelos 30 dias após o nascimento. Foi assim inclusive com minha melhor amiga! Fui ao hospital no dia e hora do parto e só voltei a visitá-la quando a bebê já estava com 1 mês e meio! Tudo porque sabia que a vida dela estava completamente bagunçada e, se nem ao menos conseguíamos nos falar por fone, imagine ela ter um tempo de me receber e ficar me dando atenção! Isso é uma demonstração de carinho!

Então, frente a tudo isso, sem querer ser antipática, a minha sugestão e preferência é que os amigos tentem ir à maternidade (já que a ansiedade é grande!), apesar da aparente burocracia , nós vamos adorar!!! Não sendo possível, pedimos que as visitas em casa comecem lá pelos 15 dias após o nascimento de Mirela, quando já estaremos mais ou menos acostumados com a nova rotina e poderemos receber oa amigos com mais tranquilidade. É claro que as amigas que estarão por aqui de viagem (que são muitas!), terão que vir quando der, né? É claro que eu sei disso e eu espero que venham mesmo!!!

Todos sabem o quanto gostamos de compartilhar nossos momento à espera por Mirela, e não seria diferente após o nascimento dela… Apenas estamos querendo a compreensão dos amigos e familiares nessa nova fase que enfrentaremos sem ao menos saber como será…uma fase de adaptação da mamãe, do papai e da bebê à nova vida, que certamente será compartilhada com vocês por muito tempo!

Para facilitar, enviei um email para algumas pessoas que não frequentam aqui o site, nem o orkut, com nossos telefones que provavelmente serão atendidos pelo papai Ju, para que todos possam ter notícias nossas e se agendarem para nos visitar, conhecer Mirela e tomar sorvete! =) Quem não recebeu o email, pode continuar em contato via internet, orkut, site e email que a gente estará on line de alguma forma para passar nossos contatos!

Estamos certos de que tudo sairá bem, pois estamos nas mãos do Senhor! Contamos com as orações e o apoio de vocês!

Queremos que as nossas visitas sejam de fato muito bem vindas!!!  =) Eu, papai Ju e Mirela estaremos esperando vocês!

God bless you! God bless us!!!

7 comments

  1. Imagina Tati, eu mesma até que gostaria, mas infelizmente não estarei ai para te visitar e com certeza iria na forma que você sugeriu: na maternidade ou uns 15 dias depois… Saiba que você não está sendo nenhum pouco antipática, entendo perfeitamente e costumo agir dessa forma também, normalmente as pessoas da família já costumam encher a casa nos primeiros dias, imagina se vierem os amigos todos… Sabe, que aqui no meu convívio, as grávidas marcam o parto para às 6ª feiras ou sábados, contando que ficarão no hospital no fim de semana para facilitar as visitas e terem mais privacidade em casa, isso inclusive é sugestão dos médicos. Bom, chega de blá blá blá e novamente te desejo boa sorte, qualquer seja a hora do parto, com certeza pensarei em você amanhã e espero logo poder conhecer a Mirela ainda que seja virtualmente… Beijo Grande!!!

  2. Oi Tati!

    Como te disse, vou deixar pra visitar vcs depois de um mês, que de fato, será qdo as coisas estarão mais calmas! Até lá, quero acompanhar vcs por aqui mesmo! Sei que não falarão pessoas e paparicos aí pertinho e que vc vai precisar desse tempo pra curtir a chegada da sua bonequinha!

    Agora, só comentando, engraçado que essas coisas ou são muito pessoais e individuais, ou eu sou realmente louca! rsrsrs
    Qdo meus pequenos nasceram, principalmente na vez da Marília, fiquei feito uma doida ligando pro povo e dizendo “pelo amor de Deus, venham me visitar!!!” Acho que fiquei quase pré-depressiva (existe isso?), por passar tanto tempo em casa, sem dormir, além de ficar louca pra todo mundo ir lá dizer como meu bebe era lindo, hihihi!
    Acho que sou sem noção mesmo, rsrsr, mas meu momento foi assim amiga, desse modelo, hehehe! Eu não aguentava ficar sem ter com quem conversar (Rubens só passou 7 dias em casa…), sem ver gente, sem poder sair pra ir na padaria ao menos, enfim, acho que surtei! Eu pensava: “já passaram 10 dias, como é que fulana ainda não veio me visitar! buááááá!!!”
    Senti isso principalmente na gravidez da Marilia, por ser mto imatura (17 anos…) e estar acostumada com uma vida bem agitada. Era estranho ver minhas amigas indo pro shopping, fazendo vestibular, e eu em casa, com o peito rachado, com um bebê frágil e indefeso dependendo de mim!
    Com vc será tudo diferente. Vc é uma mulher madura, que não só desejou, mas programou essa criança nos minimos detalhes, arrumou cada detalhe, e agora quer mais do que nunca curtir esse momento…
    Sei que seus dias serão assim, e espero que esse seu “namoro” com Mirela seja bem aproveitado, cada momento será único e não pode ser desprezado!
    Não esquece que estaremos auqi, do outro lado da tela, ansiosas, aguardando fotinhos e posts, que certamente serão mais curtos, mas não menos encantadores!

    Bjus e boa sorte!!!!

    Deus é com vcs!!!!!

  3. Oi Tatiana,

    Como sei q sua rotina vai mudar um pouco com a chegada da Mirela, achei melhor registrar logo meus votos de felicidades.

    Há alguns dias intenciono deixar uma mensagem para você no seu site, mas a correria tbm por aqui é grande…

    Ah, não se preocupe que por aqui já avisamos ao pessoal da maternidade, da recepção, enfim, a uma boa galera da sua vinda, não esquecendo de ressaltar que você é nossa “consultora”… entretanto, fiz questão de ressaltar todos os clientes devem sempre receber um atendimento “vip” mesmo… afinal, quer queira quer não, a maioria das pessoas que vão para o hospital estão, de uma forma ou de outra, fragilizadas ou anciosas…

    Excluindo um pouco meu lado profissional, confesso que passei admirar a mulher Tatiana que está se transformando em uma mãe maravilhosa.

    Os posts q deu pra ler qdo vc entrava em contato comigo são bem escritos e vc tem uma presença de espírito bem positiva.

    Enfim, um grande abraço nessa família que passei a nutrir um forte carinho.

    Bjocas,

    Raquel Lima

  4. Tatiana,
    tenho acompanhado seu blog desde que deixou o convite lá na comunidade Gravidas e Mamães de Fortaleza.
    Nunca deixei um recado antes, mesmo tendo vontade, porque normalmente só consigo ler, não consigo digitar, já que sempre estou com as mãos ocupadas, segurando e amparando meu pequeno Cadu enquanto mama.
    Entrei agora de noite, enquanto Cadu está com o pai, só para te desejar muita sorte, muita paz e tranquilidade. Se prepare, amanhã conhecerá o maior amor do mundo. Acho que eu não estava preparada… Chorei feito criança quando ouvi o chorinho do meu pequeno, quando senti meu coração tomado por esse indiscritível amor.
    Todos os meus pensamentos estarão em vcs amanha, enviando toda energia positiva que puder e pedindo a Deus que esteja ao seu lado, segurando sua mão e amparando a chegada da pequena Mirela.
    Beijos para os três.
    Aline Tavares.

  5. Isabelly Carvalho /

    Oi Tati,

    Amanhã é o grande dia!!

    Faltam menos de 24 horas para estar com sua benção no colo para abraçar, cheirar, fazer carinho…Que o nosso Deus seja com vcs…Conte com o meu carinho e minhas orações.

    Um Grande abraço!!!

  6. Oi, Tati!!! ;) ))
    Como eu não posso ir no horário das visitas do hospital, pois é justamente o horário da minha aula, vou ter q segurar a ansiedade pra conhecer a princesinha mirela e só te visitar maaais pra frente. mas vc coloca fotinhas dela por aqui tá?
    mas eu te ligo perguntando a sua rotina pra saber qual o melhor horário. mas me diz uma coisa, essas regras do hospital de horários de visita não vale pros vovós e titias não né?? oras, se eu só pudesse ver a ana clara e o felipe 2 horas por dias eu tinha um treco! huahuahauahuaa!!!! bjo!!

  7. olá adorei isso tudo que vc escrveu é muito lindo essa sua dedicação com sua bebe estou gravida de 32 semanas e não vejo a ora de ter meu piolinho em meus braços…..meu filhão que é aguardado com tanta alegria gostei muito d seus relatos é maravilhoso estar gravida mais é muito melhor nós pegarmo nossos filhos nos braços e poder abraçar beijar e tudo mais…….bjos d uma gravidinha e boa sorte com sua bebezinha ela é muito linda parabéns

Leave a Reply