Maternidade: experiência para toda a vida

Mãe exemplar (?) (Mirela com 5 meses e 28 dias)

Segunda-feira, 31 de maio de 2010.

Mais uma vez, digitando pouco e apenas com os dedos indicadores por causa da minha já diagnosticada, clínicamente e por exames de imagem (ultrasonografia), tenossinovite bilateral (inflamação nos tendões dos dois punhos devido ao peso da minha bambina e por causa da posição que seguro ela no colo).

O título do post é o que tem no certificado que recebi por ter participado como convidada especial da quarta edição do Curso de Gestantes da Unimed. Depois de participar e falar um pouco da minha  (pouca) experiência como mãe, saí de lá pensando no que estava escrito no certificado…

Mãe exemplar, eu? Mas, por quê?

Se ser mãe exemplar é dar tudo de si para a criação da minha filha, então eu sou. Mas que mãe não faz isso? Então, que mãe não receberia o certificado com este título? Fiquei lisonjeada, mas tenho que dizer que não é mérito meu. Toda mulher que se doa para criar um filho é uma mãe exemplar: exemplo de garra, de determinação, de perseverança, de dedicação, de amor. Dedico a todas que fazem tudo por suas crias o título de mãe exemplar!

Minha mensagem para as mamães do curso pode ser resumida em duas palavras: “vai passar!” Foi isso que eu falei para elas pensarem quando estiverem no auge do cansaço físico e mental nos primeiros dias cuidando dos babies, ou morrendo de dor nos primeiros dias da amamentação, ou quando os maridos perguntarem o motivo delas não pentearem mais o cabelo: “vai passar!”.

Sempre me falaram isso durante a gravidez e quando eu passei por esses momentos, cheguei a não acreditar que passariam. Pois é a mais pura verdade: já passou e muitas outras coisas virão, diferentes, nem melhores nem piores, mas que demandam tempo, paciência, um pouco de cansaço, de esforço físico…e vai ser assim para sempre. As fases vão passando, e outras virão. As dificuldades acontecem em todas as fases, mas são compensadas pelas novidades que também vem. Agora mesmo estamos na fase dos dentinhos, que vem recheada de muito dengo, coceira na gengiva, alguma dificuldade para dormir, mas que será recompensada quando aquele sorriso banguela tiver dois pontinhos brancos pra gente ver…Estamos na fase de crescimento, ganho de peso e estatura, sem que Mirela ainda sente sozinha ou ande; como consequência, vieram as minhas dores nas costas e os punhos desfacelados, mas recompensados quando vemos a saúde e belezura de nossa pequena crescendo…E vai passar…e quando passar, vamos sentir saudades, assim como já estou sentindo de muitas outras coisas que já ficaram para trás.

Pois é…mãe exemplar sou eu e você que, mesmo sem acreditar que os períodos difíceis vão passar, continuamos dando tudo de nós por nossos filhos e faríamos tudo outra vez se preciso fosse….

Que Deus esteja conosco nessa nossa luta diária pelo bem estar de nossas famílias!

4 comments

  1. Deus abençoe a todas nós mamães… E a você, Tati, em especial, por colocar em lindas palavras sentimentos tão comuns entre todas nós… Estou vivendo este momento especial, fases difíceis e lindas ao mesmo tempo, que passam e deixam saudade mesmo… Pedro tb está na fase do nascimento dos dentinhos… nada mais fazer a não ser dar o amor e o carinho para o denguinho da mamãe…
    BJOSSSSS

  2. Tatiana e Mirela, também estive no Curso de Gestantes da Unimed (como grávida!) e gostei muito de ouvir todos os seus relatos sobre este momento tão mágico que estamos vivendo. Quando cheguei em casa, dei logo uma espiadinha no site de vocês. É muito bom compartilhar as experiências! Parabéns, Mãe Exemplar! Estou contando os dias para me tornar uma… mas, por enquanto, ainda estou prestes a chegar na 20a. semana da gravidez! Bjs.

  3. Clarissa /

    Parabéns a todas as mamães!!! vcs são todas exemplares msm!!! Amor de mãe é único!! Um dia, se deus quiser, vou ter o provilégio de sentí-lo!!! bjão!!!!

  4. PARABÉNSSSSSS TATI… você é mesmo uma exemplo de mãe dedicada… isso não discute. Sabemos que MÃE dá e sempre dará tudo de si para sua prole, cada uma a seu modo, mas sempre um exemplo. Mas, noto um diferencial em você, são diversas “coisinhas” que te tornam ainda mais especial… Vejo humildade e carinho em todos os seus relatos, ao descrever coisas maravilhosas e os momentos difíceis também, com muita segurança, apesar de sabermos que inseguranças existem… Isso quer dizer que além de ser uma MÃE EXEMPLAR, a Mãe da Mirela, você ainda consegue ser um pouco mãe de todas nós, grávidas ou não, pois nos envolve nessa história tão linda, cheia de amor e felicidade… nos dando esperança e segurança para seguir as nossas expectativas de nos tornarmos também uma Mãe exemplar. Obrigada pela oportunidade… e mais uma vez meus Parabéns!!! Bjs.

Leave a Reply