Maternidade: experiência para toda a vida

Aposentando o sutiã de amamentação (Mirela com 7 meses e 1 dia)

Domingo, 04 de julho de 2010.

O título já diz tudo, né?

Então…Mirela foi boazinha e entendeu que eu queria que ela mamasse até o sexto mês. E assim foi. Chegou no último dia do seu sexto mês e foi sua última mamada. Claro que eu não poderia adivinhar que seria aquele o último dia, apesar dos sinais que ela vinha dando reduzindo gradativamente o tempo de mamada. Engraçado foi ela “perceber” que no dia seguinte viraria uma mocinha de 7 meses para, então, recusar de vez a mama. Fora o susto que me deu lá pelos cinco meses e meio ficando 48h sem mamar no peito, foram mesmo 6 meses de amamentação. E a chegada do sétimo mês foi o marco para o início de mais uma fase – a fase sem sutiã de amamentação, que serão devidamente lavados e “arquivados”.

Como eu sei que ela não vai mesmo querer o peito? Bem, ontem, dia 03, quando ela completou 7 meses, não quis. Já hoje, ofereci e ela nem quis ficar na posição de mamar. Agora, eu não poderei mesmo dar, pois a partir de terça-feira receberei o medicamento que o meu novo ortopedista (pois é, fui consultar uma segunda opinião, que foi taxativa – ou trata direito ou vai parar na cirurgia!) me mandou manipular para começar a tomar, na tentativa de recuperar meus punhos. E para tomar tal remédio, não poderia mesmo estar dando de mamar. Como foi iniciativa dela parar, agora chegou a vez de me cuidar.

Então, a alimentação atual está assim: Nan 2 ao acordar (cerca de 100ml), água de côco 1h depois (entre 70 e 100ml), mix de frutas de lanche da manhã (mamão amassado com suco de laranja ou de tangerina + banana com mel karo), sopa de legumes com proteína e cereais no almoço (ainda passados na peneira), sobremesa (sapoti, caqui ou geléia de mocotó) e mais duas mamadeiras de leite até o final do dia. Acho que vai rolar sopa no jantar a partir do próximo mês…

Está dormindo que é uma beleza: vai agora de 20h às 6h, mesmo sem o ar condicionado por causa da recuperação da gripe e alergia. Por sinal, está novinha em folha!

Hoje, de presente pelos 7 meses, e enfim liberado pela pediatra, dei a ela de presente um biscoito maizena, mas sabe que ela ainda não se decidiu se gostou ou não?! Depois de chupar, comer um tequinho e fazer careta, preferiu a água de côco docinha que o vovô mandou. Se não gostar de guloseimas, melhor ainda! rsrsrsrs

Bem, vamos ao mix de frutas que ela acabou de acordar da primeira soneca diurna…

Boa semana!

6 comments

  1. mais uma fase superada. E que legal que vc conseguiu amamentar ate os 6 meses. Bom pra vc e melhor ainda pra sua “pequena”.

    E que venham nosvas fases, novas descobertas.

    Bjos.

  2. Oi Tati!
    Eu acompanho seu blog desde que você ganhou a sua princesa!
    Quando estava grávida ficava pesquisando coisas na internet e achei seu blog.
    Aí acabei por acompanhar o crescimento da sua pequena! E adoro. Gosto muito da sua sinceridade, dos momentos díficeis que todas nós passamos, cólicas, preocupação. entre outras tantas coisas que nos aflinge.

    Por isso seu link está na minha lista de favoritos!
    Beijos pra sua família! Que Deus ilumine sempre a vida da Mirela!

  3. olá tati!
    antes de tudo, parabéns pela princesa e pelo blog! me chamo laís, arquiteta de recife e mãe de artur, que hj completa 9 meses. ñ sei como encontrei teu blog, mas desde mais ou menos 1 mês venho seguindo e me deliciando com suas experiências! aqui em casa estou ‘quase’ aposentando o sutiã de amamentação. artur mamou exclusivo até os 6 meses e daí em diante começou a comer ‘comidinha de gente grande’. tb toma o nan 2 e come bem direitinho. demorou um pouco pra pegar a mamadeira, mas agora tira de letra! ele é um bebê bem bonzinho, quase ñ dá trabalho!
    beijinhos pra vc e pra pequena e continue escrevendo sempre!! melhoras com o punho!
    ah! e já votei na mirela lá no site da nuk!
    e como dizemos por aqui: inté mais!

  4. Juliana /

    Olá Tatiana! Tenho uma gatinha que no próximo sábado completa 6 meses e tb achei seu blog na net procurando sobre rotina de bebê de 5 meses… e desde então acompanho as suas alegrias e aventuras de ser mãe! O fato que vc contou que estou esperando ansiosa por acontecer é a Lara colocar sozinha a chupeta na boca!!!! Vamos ver se no sexto mês vai… E queria te perguntar sobre a rotina de sono da Mirela com os 6 / 7 meses??? Tb usei o Nana Nenê (maravilhoso!!!!) mas sinto que a rotina q tinha até os 4/5 meses não está mais servindo, e o livro não detalha bem o que fazer… Se puder me ajudar, agradeço!!! Obrigada! Um beijo na sua gatinha que é mto fofa! Juliana

  5. Ministério da Saúde /

    Olá blogueiro,

    Dê ao seu filho o que há de melhor. Amamente!

    Quando uma mulher fica grávida, ela e todos que estão à sua volta devem se preparar pra oferecer o que há de melhor para o bebê: o leite materno.

    O leite materno é o único alimento que o bebê precisa, até os seis meses. Só depois se deve começar a variar a alimentação.

    A amamentação pode durar até os dois anos ou mais.

    Caso se interesse na divulgação de materiais e informações sobre esse tema, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br

    Obrigado pela colaboração!

    Ministério da Saúde

Leave a Reply