Maternidade: experiência para toda a vida

Música para os meus ouvidos… (Mirela com 1 ano, 4 meses e 2 dias)

Terça-feira, 05 de abril de 2011.

A música que tenho curtido ultimamente tem apenas uma palavra com duas sílabas: MA- MÃE! Mirela parece um gravador que ficou “enganchado” nesta palavra…A diferença é que ela aparece em vários tons, dependendo da situação.

Quisera eu poder colocar aqui o som exato de cada palavra MA-MÃE que Mirela fala, pois cada um me enche mais de orgulho… Vou tentar descrever…

Tem o “Oiiiiiiii, MA-MÃE!”, quando estou com ela na cama para dormir ou quando ela acorda e olha fixamente nos meus olhos e sorrindo solta essa… Esse é um MA-MÃE de admiração, lindo!

Tem o MA-MAÃÃÃÃÃE, quando eu estou na cozinha e ela na sala e ela dá por minha falta; esse é tipo assim: “MA-MÃE, cadê você?” E o mais engraçado é a minha resposta gritando lá de dentro: “oi, fiiiiiiiiiilha! MA-MÃE tá aqui!” E lá vem ela em minha direção, com os bracinhos estendidos e sorrindo, tipo assim “ai, que bom que encontrei você!” (Ah, eu adoro chamá-la de FILHA: “FILHA, VAMOS TOMAR BANHO! FILHA, VAMOS ALMOÇAR!”; acho lindo e carinhoso.)

Tem o MAAAAAA-MÃE, quando ela está com alguém e quer informar que precisa da minha presença. Em, geral, o pai morre de ciúmes e fica repetindo pra ela “PAAAAAA-PAI”,  pra ver se ela “desengancha” do MA-MÃE. Tem o MA-MÃE? bem baixinho, mas bem repetido e em tom de “cadê você, já acordei!”, assim que ela desperta do sono da tarde ou pela manhã em seu berço, me avisando que acordou. Um parêntese:  ela tenta o MA-MÃE, o PA-PAI e depois passa para o VO-VÓ, . Mas o MA-MÃE vem primeiro! ;)

Tem o “É a MA-MÃE!!!”, de exclamação quando me vê em alguma foto, e mostra apontando com o dedinho.

Enfim, seja qual for o momento e o tom, ouvir Mirela falando claramente MA-MÃE soa como música para meus ouvidos. Já há vários meses ela falava  mamã, daquele jeito de bebê. Agora não, agora é perfeito, um MA-MÃE com todas as letras, til e tudo mais, lindo e emocionante. É incrível saber que tudo isso é para mim, é para chamar a MA-MÃE que ela tanto quer bem e que ela reconhece como sua MA-MÃE.

Querida Filha,

Se eu pudesse, colocaria sua voz numa canção e imortalizaria estes primeiros chamados tão intensos e sinceros… Espero poder estar sempre presente em sua vida quando mais uma vez você chamar MA-MÃE!

Com amor,

Sua MA-MÃE

5 comments

  1. Rose Sampaio /

    Ola, Tatiana e Mirela.
    È tão bom ouvir essa palavrinha…Tambem fico super orgulhosa quando minha filha (Darla) me chama de “mamã” (porque ainda esta com 9 meses) foi sua primeira palavra e não lhe sai da boca… me chama assim pra tudo, até dormindo as vezes ela fala, muito engraçado =)

    Bjos. =)

    Deus te abençoe…

  2. Kamilla /

    Eu me lembro muito bem quando a Alice progrediu do MA-MÃ para o MA-MÃE, foi inexplicável!
    Choro até hoje..
    Ela também, assim como Mirela, tem vários tons e maneiras de me chamar ..é tão bonitinho!
    Gosto tanto quando depois do MAMÃE, vem uma série de palavras ainda não entendíveis, como se estivesse batendo um papo comigo, e eu claro, respondo, converso e ela do outro lado no seu “dabu-dabu, lan, lan..etc”

    Ela dá “tchau MA-MÃE” quando alguém a pega no colo e sai…tipo o papai na hora de ir pro banho..rs..
    É FOFO!É LINDO!
    Claro, que tem horas que não entendo o motivo de tanto “stress” ao me chamar..parece um nervosinho sabe?
    Dai eu abaixo, pego nas mãozinhas, afago o rosto e falo : Calma filha, mamãe tá aqui..o que vc quer?!” e ela sem mais nem menos, vira as costas e sai..parece que só queria uma atenção exclusiva..kkkk

    Viva nós, as MA-MÃESSSSSSSSSSS….kkkk

  3. Sei bem como bate seu coração nessas horas, o meu tambem se enche de emoção. Essa semana Sofia falou mamanhiiiii e fiquei toda boba…muito bom! E viva nós ma-mãessss sim!!! rsrsrsrs Beijos!!!

  4. Nossa Tati eu mal posso esperar por esta palavrinha mágica… deve ser tão emocionante! As vezes tento me enganar acreditando que ela me chama quando balbucia ma ma ma ma… outro dia soltou pa pa pa pa… e assim vai, mas no fundo sei que isso são apenas os sons que ela comece conhecer e emitir… Mas, eu estimulo e fico ma ma ma ma torcendo para que esta seja a primeira palavra a ser pronunciada por ela… rsrsrsrs… Por enquanto ela está com outras novidades, parece conversar com os bonequinhos, vira de um lado para outro, mas ainda não consegue voltar a posição inicial… A noite ficamos mais atentos agora, pois ela vira de bruço, embora com rostinho livre, mas me preocupo se ela vai se sufocar contra o travesseiro… aconteceu isso com a Mirela? Beijosssssssss

  5. Ah que linda mesma essa música! Lá em casa a música ainda é MA-MA. hehehe adoro!

Leave a Reply