Maternidade: experiência para toda a vida

Quando chega a noite… (Mirela com 11 meses e 22 dias)

Quinta-feira, 25 de novembro de 2010.

Querida Filha,

Eu adoro quando chega a noite! E sabe o motivo? É que é o nosso momento de total intimidade. Vou te contar para que você um dia possa saber como era bom a época em que dividíamos a cama do seu quarto para você dormir.

Você é uma menininha muito independente para dormir desde os 7 meses, quando começou a dormir sozinha em seu berço, passando a noite inteira no seu quarto escurinho, fresquinho e aconchegante.

Porém, quando você estava com 9 meses, começou a brincar no berço antes de dormir de uma forma que eu e o papai achamos perigosa, se jogando pra lá e pra cá no berço até se cansar e dormir. Só que a gente ficou com medo de você se machucar e, já que você não queria mais ser ninada no colo, mamãe teve que inventar uma nova forma de fazer você adormecer.

Foi então que tive a idéia de te colocar na cama de solteiro do seu quarto, ao meu lado…E de lá pra cá tem dado super certo, e eu adoro (acho que você também!).

Nossa rotina noturna começa incluindo o papai, que faz questão de te dar o banho da noite e vestir seu pijama. Depois da brincadeira do balanço “1, 2, 3 e já”, você vem para o meu colo, para tomar o seu leitinho. Depois que você se despede do papai dando tchau com a mãozinha, ele nos deixa a sós para que você tome seu leitinho ao som de música clássica de ninar e ao som da oração que faço enquanto você devora a mamadeira.

Terminando o leite, mamãe não esquece de fazer sua higiene bucal, “escovando” seus ainda dois dentinhos e só então, vamos deitar juntinhas na sua cama.

Confesso que passo o dia esperando por esse momento, e você não imagina como tenho vontade de rir quando você fica fazendo gracinhas, balbuciando os seus “tetetês, bababás, dadadás,” e outros sons que nem tenho como escrever aqui, ou mandando a Mel calar a boca quando ela late bem na hora de você dormir (“abôôô, bmel”, que quer dizer “Cala a boca, Mel!)…E eu me aguentando para não rir, pois se caio na risada, você pega corda e não quer saber de outra coisa a não ser conversar e brincar. Isso quando você não vai para o outro lado da cama e fica alisando minhas pernas ou mordiscando, me fazendo mais uma vez segurar o riso de cócegas. Pois é, enquanto você se agita antes de pegar no sono, a mamãe fica se fingindo de morta para você não pegar embalo…E muitas vezes finjo estar de olho fechado para você achar que é hora de dormir mesmo.

Depois de alguma brincadeira, finalmente você se rende e se aconchega ao meu lado, dividindo comigo o mesmo travesseiro, e quando eu menos espero, você está lá quietinha, olhando para cima, mexendo na argola da sua “pererê”, e eu fico imaginando o que deve passar pela sua cabecinha neste momento. Daqui a pouco, você está de olhinho fechado e se joga de lado por cima de mim, não raro dorme com as mãozinhas no meu rosto e eu, fico só sentindo a sua respiração tranquila, enquanto continuo finjindo dormir…Só finjo, porque quando seus olhos fecham, os meus se abrem , só para ficar te observando ali, tão juntinho de mim, tão perfeita, tão tranquila,  tão minha.

Quando você pega no sono, mamãe te leva para o seu bercinho, mas confesso que por mim passava a noite inteira naquela posição, te velando, ou dormindo sentindo seu cheirinho. Mas a responsabilidade de mãe me diz que é melhor para nós duas que você continue com sua independência, dormindo sozinha, no seu cantinho, enquanto mamãe vai dormir com o papai no quarto ao lado.

Eu adoro quando chega a noite por isso tudo e também por todos os detalhes que nem consegui colocar aqui, porque são momentos tão nossos que não caberiam numa descrição…

Saí há pouco do seu quarto e vim correndo registrar esse nosso momento, para que um dia a gente lembre juntas de tudo o que fazíamos antes de você dormir para, enfim, ser carregada nos braços e colocada no berço para mais uma noite de sono tranquila, igual ao que a gente vê nos comerciais de tv…Mas que bom que é a nossa vida real!

Muitas noites para nós! E que, em breve,  venham as historinhas para dormir e os livros que eu sei que você vai adorar!

Com amor,

Mamãe

Nós duas no aniversário da Yasmin... Mamãe ama, ama, ama!

Nós duas no aniversário da Yasmin... Mamãe ama, ama, ama!

9 comments

  1. Ai, Tati…vc é uma mãe inspiradora….Q o Senhor continue te abençoando e te guiando a cada dia nessa caminhada…Mirela vai amar ler essas declarações de amor!! Vc é um exemplo!!!
    Um bjo bem grande!

  2. Ola Tati!

    Como Mirela esta linda e bem desenvolvida! Jaja ela faz 1 aninho!

    Amei o texto para Mirela, sempre disse o mesmo em relacao a hora de dormir…eh como se amammentasse de novo!
    Um momneto precioso mae-filha. Aqui em casa tambem somos a favor da independencia:-) Luisa dorme so desde o segundo dia de vida.
    As vezes da vontade de congelar o tempo e te-la sempre aqui pequena comigo:-)

    Bjos

  3. Me emocionei…

    abraço…

  4. Francislene /

    Lindo, lindo muito lindo!
    Gde abraço

  5. como ela tá grandeee!!! o Pedro vai adorar te conhecer beijos!!!

  6. Que cabeludinha linda está a Mirela e que cartinha mais fofa a mamãe preparou para ela!
    Com certeza esses momentos serão eternos para nós.
    Amo também quando Alice dorme ao meu lado, me sinto completa, feliz e ela segura!Mas é sempre por pouco tempo, pois logo deixo ela em seu “castelo”!

    Beijos para as duas lindas!

  7. LIndo Texto!!! è mesmo bom demais dormir pertinho delas!!!Mirela tá linda!!!Bjos

  8. Natali Cibele Rocha /

    Boa noite, Tati!

    Adorei seu blog! Você é muito iluminada! Que Deus te abençoe sempre!
    Estava lendo um dos teus posts justamente sobre acompanhamento de gestantes RH negativo! Pois bem, eu sou uma delas… estou com 21 semanas e 6 dias e fiz o Teste de COOMBS INDIRETO hoje (30/11/2010) que, graças a Deus, deu NEGATIVO. Contudo que ria tirar uma dúvida contigo: mesmo assim eu vou ter que tomar a vacina Imunoglobulina anti-D apenas na 28ª semana e depois só depois que a minha filha nascer? Outra pergunta: você poderia informar o nome da distribuidora da vacina aqui em Fortaleza?

    Agradeço a atenção e aguardo retorno.

    Atenciosamente,

    Natali Cibele Rocha
    Fortaleza-CE
    (85) 8686-3750
    natalicibele@gmail.com

  9. Olá Tatiana, não sei se você lembra de mim… Participei do Curso da Unimed, no qual você foi a Mãe Convidada, e, depois disso, passei a acompanhar teu blog (uma das minhas fontes de consulta durante a gravidez e de agora, pois a Eduarda já nasceu!). Deixei alguns posts, há um bom tempo!!! Mas continuo lendo tudo – sempre que tenho tempo!!! Achei perfeito isso que você postou aqui. Com a minha filha nos meus braços, entendo perfeitamente cada palavra sua. É inexplicável, um amor sem igual… Um abraço e parabéns pelo blog, Juliana. (*Antes, mãe do Eduardo, como já havia postado aqui… descobri com 24 semanas que o meu baby era uma menina, a Duda!!! Muita emoção!!!)

Leave a Reply