Maternidade: experiência para toda a vida

O sumiço e algo mais… (Mirela com 1 ano, 3 meses e 6 dias)

Quarta-feira de cinzas, 09 de março de 2011.

Lá se foram 2 meses e 3 dias desde o último post. Meu Deus, as vezes nem me dou conta de como o tempo passa!

Sumi, eu sei, mas nada de problemas, nem posso creditar o sumiço à falta de tempo, pois com um pouco de organização daria para vir aqui escrever com frequência. Apenas a falta de saco de computador se abateu sobre mim. Tenho passado dias, semanas sem ligar o laptop, que ficou tão empoeirado que pensei que não iria ligar mais. Quase perdi a matrícula on line do doutorado, por pura falta de saco mesmo… Mas cá estou, tentando desenferrujar o português e, não sei como, atualizar a vivência ao lado de Mirela, agora uma mocinha de 1 ano e 3 meses.

As novidades são muitas, a começar pelo fato de estarmos sem babá desde 12 de janeiro. Após 1 ano e 1 mês conosco, a babá da Mirela engravidou e, como já tinha perdido um bebê antes, achou que seria mais prudente ficar quieta, com o que concordei de imediato. Uma pena, mas é o melhor para ela. Ficamos na boa, e até recebemos visita dela para mostrar as ultrassonografias – é um menino! Mas ,a partir daí, após uma tentativa frustrada de conseguir alguém para ficar aqui (a maluca desistiu antes mesmo de começar), decidimos que seria a hora de não termos mais babá. E agora estamos assim, eu, papai Ju e vovó Ivanete na missão de cuidar de Mirela – quer melhor? É claro que isso gerou uma reviravolta na vida da gente, horários, agendas, mas está dando certo. A idéia de colocá-la na escola passou bem de longe pela minha cabeça, mas todos por aqui concordamos que ainda não era a hora…

Coincidência ou não (melhor dizendo, por obra de Deus), meus pais conseguiram alugar uma casa aqui atrás da nossa, bem agora, no momento de maior necessidade…Estamos contentes de tê-los aqui perto e certos de que muita coisa irá melhorar com eles por aqui.

Minha pequena menina está uma graça de criança, com seus 79cm e 10,400kg.  Por onde passa, é acenando pra todo mundo, fazendo caretinha e gracinha pra quem quiser e não quer andar de mãos dadas – tem que andar sozinha, toda independente! É claro que fica impossível levá-la ao supermercado, por exemplo, mas onde podemos levá-la e deixá-la solta sob nossa visão de raio x, beleza…Adora brincar de cama elástica, naquele pula pulas de parquinho, está viciada nos dvds da Aline Barros e Hi-5 e fala um monte de monossílabos que a convivência tem me feito entender na boa…Incrível, mas cada duas letras que ela junta e fala eu sei o que é, e quando eu não acerto de primeira, ela mesma se encarrega de avisar que estou errada com um sonoro NÃO, NÉ NÃO (assim, mesmo, sem erro) e um balançar de cabeça impossível de não ser compreendido, além de apontar exatamente para o que quer. Quando quer assistir a um determinada música de algum dvd, entrega o controle na mão da gente e diz NÃO, avisando que não é aquela música que está passando que quer ouvir, e assim vai até acharmos a música que ela quer…

Fiz várias mudanças no quarto dela (acho que já tinha dito isso antes, mas fiz mais mudanças), aliás, todo dia fico olhando para o quarto dela e pensando o que poderia fazer de novo. Ela adora novidades. A mais recente foi o cantinho da brincadeira que eu e papai JU bolamos para ela: consiste em 1/4 da nossa garagem transformado em uma brinquedoteca que, anexo à nossa sala (que continua na lista de lugares onde ela brinca), toma mais um bom pedaço da casa (rsrsrs). Mas ficou uma graça, com casinha, mesinha e cadeiras, livros, brinquedos, tudo em cima de um tapetão de EVA colorido; tem até um mural de aço no qual ela brinca com sua coleção de ímãs de geladeira de delivery – tem de tudo, de pizzaria a farmácia, passando pelo ligue gás e mercadinho, kkkkkkkkkkkkkkkkkk – ela adora! (Puxou a mãe que tinha uma coleção de cerca de 300 ímãs, mas que teve que se desfazer deles quando a filhota nasceu).

Para evitar que enjôe dos seus brinquedos, tenho feito o revesamento do “some e aparece”. E assim: toda semana, escolho uns 3 ou 4 brinquedos, ou mesmo uma caixa inteira cheia de coisas, para “sumir”. Um belo dia, esses brinquedos reaparecem e, eis, que parecem brinquedos novos! kkkkkkkkkkkk Os olhinhos brilham como se dissessem: “por onde você andou por todo esse tempo?!” Além disso, de vez em quando abro um brinquedo novo, ainda ganho no aniversário, pois usei esta tática também, de não dar todos os presentes de uma vez. Tem sido um desafio muito legal tentar mantê-la sempre bem entretida!

Um outro cantinho que ela descobriu para brincar foi o guarda-roupas dela. Enquanto ela ainda cabe, me faz tirar tudo de uma das laterais do armário e fica lá, brincando com qualquer coisa que der a ela, além de ficar treinando subir e descer o degrau, para meu desespero. Mas é um barato! Eu mesma já entrei na dela e lá pelo meio da tarde falo pra ela: “vamos brincar no armário?” e lá vai ela toda feliz pro quarto…

Ah, outra graça: ama escovar os dentes. Quando termina de comer, eu falo “vamos escovar o dentinho?!” e ela vai indo para o banheiro dela, já esperando que eu a pegue no colo para escovar os seus ainda 6 dentes. E o que ela curte é o depois, quando dou uma das “escovas de brincadeira” para ela e ela vai pra sala toda faceira, mostrando pra todo mundo que está escovando o dente. O pai baba!

Sua rotina de menininha crescida tem sido assim: acorda entre 7:30 e 8h, brinca a manhã inteira, toma banho as 11h, almoça ao meio dia, dorme de 13 as 15:30h e brinca o resto da tarde; janta as 19h e as 20h já está no ritual do banho-preparar para dormir. Como toda criança nesta fase, e ainda mais ela cujos dentes estão praticamente saindo agora, tem tido alguns despertares noturnos, mas nada que acabe com a noite da gente: eu ou papai Ju vamos lá quando ela chama  (1 ou 2x/noite) e deitamos com ela na cama; depois que pega no sono, volta para o berço. Dizem que nesta fase as crianças tem pesadelos e ainda não sabem distinguir a realidade da fantasia, por isso, vem o medo; e tem também a tal angústia da separação, quando eles percebem que estão sozinhos, além dos infames dentes que enchem o saco para nascer.

Ai meus sais! São tantas coisas que acontecem em 2 meses que eu poderia ficar horas aqui escrevendo, mas ainda quero usar a filosofia de que escrevo o blog por dois motivos: um para deixar de legado para minha filha; o outro é na intenção de, de alguma forma, ajudar a outras mamães. Assim, não queria ficar apenas falando das peripécias de Mirela que, aliás, são coisas que toda criança já fez, faz ou certamente ainda irá fazer. Por isso, em breve, pretendo escrever sobre algo que possa ajudar, de fato, mais do que apenas compartilhar o dia a dia, ok?

Ah, desculpem os coments não respondidos!!! E, ah, obrigada por continuarem acessando o blog mesmo sem eu estar atualizando: em 1 ano e 11 meses de blog, são 169,345 acessos! Que bom!

Sejam todos bem vindo, de novo!

8 comments

  1. OI Tati, tudo bem? Sou a Daniele que mora na África do Sul e que sempre recorre ao seu blog para dicas e dúvidas…curto demais ler seu blog!O meu osué está completando uma no hoe, sou a mãe mais feliz do mundo…ele é meu guerreiro que aguentou com muita paciência a depressão pós parto que sempre temi ter novamente, mas aconteceu…hoe tudo passou e estamos nos curtindo demais!!!!

  2. Adorei o seu retorno e saber que o sumiço foi apenas a toa, e não por problemas! Também gostei de saber sobre a decisão de não ter mais babás e não colocá-la na escola. A minha Duda está com quase 5 meses e, até hoje, apenas eu e o meu esposo cuidamos dela (com ajuda da minha irmã e da minha mãe, quando preciso!). Fico imaginando se seria a hora de contratar uma babá ou quando seria o momento certo de colocá-la na escola (não agora, claro!!!). Só queria tirar uma dúvida: como você faz para ter sempre alguém disponível para estar com ela, já que há trabalho, doutorado, etc? Um abraço, Juliana.

  3. Tatiii, que ótimo ler você!!! Mirelinha tá muito esperta e linda. Pena que ainda não foi dessa vez que pudemos nos encontrar e deixar nossas fofuxas brincando. Beijos!!!

  4. Oi Tati querida que saudades.. Adorei saber de todas as novidades. Meu tempo é curto, ainda mais porque já voltei ao trabalho (passou rápido), mas sempre acesso o seu blog (realmente notei a sua ausência… que bom que voltou) para saber das notícias, ou então para voltar aos posts da idade que a Rafa se encontra para saber se tudo anda bem… afinal, como já disse, seu blog é minha referência… e eu adooooro ler, além de ficar super feliz em saber que quase tudo que aconteceu com você e Mirela, aconteceu e acontece comigo e Rafa também… é muito legal isso. Por isso te digo, continue postando o seu dia a dia sim, pois faz parte da vida das mamães e por isso jamais vai deixar de ser interessante. Pensei em te mandar um e-mail, mas ainda não deu… assim que puder te escrevo contando todas as novidades!!! Beijosssssssssssssss para vocês!!!

  5. Bom retorno Tati! Bom saber que tudo está bem. Por aqui mês passado Mariana nos assustou com uma convulsão e depois descobrimos que era garganta e como a temperatura dela aumentou muito rápido essa foi a causa da convulsão. Um susto que graças á Deus passou. Ela fez um aninho dia 08 agora, graças à Deus!Vitória mesmo! Uma pena que aqui chovia muito e com o frio de repente ela pegou sua primeira gripe, o que temos curado apenas com vaporização no quarto, líquido e as vitaminas q ela já toma e é claro com muiiiito carinho. Ela também está em uma creche, que até chamam de hotelzinho, porque são poucas crianças, mais ou menos 15 algumas por meio período apenas e outras integral como a Mariana. E tem sido uma experiência ótima, apesar de que quando levo é difícil, mas sei que necessário e depois só alegria na hora de buscar. fora que ela tem gostado muito pq tem mais crianças e não fica apenas no meio de adultos…e estou muito aliviada também de não ter mais ninguém dentro da minha casa, cuidando das minhas coisas…me aborrecendo, enfim tem sido muito bom graças à Deus!!!Bejos pra vcs!!!

  6. muito bem mocinha, ainda bem q vc voltou….
    eu ja tava cansanda de olhar, olhar e nada…
    não faça isso d novo…amo olhar seu blog, e lê essas histórias maravilhosas….
    um bjo amiga e fika c Deus…

  7. Francislene - Mãe da Ana Sara /

    Olá! Que bom que voltou a escrever!

    Estou acompanhando o que acontece com a Mirela, já que ela é um pouco mais velha que minha Sara, para saber o que irá por vir.
    O acordar noturno começou aos 6 meses de vida da linda Sara. mas agora está melhorando um pouco (2 x por noite). Espero que melhore pois no doutorado fica difícil de levar a rotina. Também curso doutorado na UFC (só que no campus do PICI) e fico me perguntando o tempo todo como você faz pra dar conta, por que meus prazos estão quase se esvaindo. Mas acompanhar o crescimento de nossos presentes de Deus é uma benção, a cada dia sou mais feliz!
    Espero que seu “abuso” do computador passe logo, vc me inspira muito.
    Abraços e xeiro na sua flor

  8. \o/ amei a volta!!! fez falta!!

Leave a Reply