Maternidade: experiência para toda a vida

Flagrantes na madrugada e outras coisas… (Mirela com 7 meses e 14 dias)

Sábado, 17 de julho de 2010.

Primeiramente, deixa eu explicar a logística da dormida aqui em casa quando minha mãe está aqui. Ela dorme no quarto de casal, eu dormia no quarto com Mirela e meu marido na sala, num colchão. Como eu já não durmo com Mirela há 10 dias, ontem, quando minha mãe veio pra cá, conversamos qual seria a melhor saída e entramos em acordo: eu dormiria na cama de casal com ela, meu marido continuaria dormindo na sala, em seu colchão, e assim Mirela continuaria dormindo sozinha, que é o que tanto queremos que ela continue fazendo.

Pois bem. Mirela dormiu às 19:30 e eu, lá pelas 21:30, com muito sono, fui para a cama também. Lá pelas 23h, recebo um torpedo no celular. Era meu marido…”Mirela está dormindo de peito pra baixo!” Assustada, saí do quarto e perguntei a ele o que ele tinha feito e ele disse que tinha ido lá e tirado Mirela daquela posição.

O espanto por flagrarmos ela dormindo de bruços, é que desde que nasceu, nossa menina sempre detestou esta posição e nunca soube o que fazer quando a colocávamos assim. Porém, como agora ela fica do jeito que quiser, se virando e revirando quando bem entende, não é mais de preocupar que ela as vezes escolha dormir de bruços. Aliás, dois dias antes ela dormiu assim pela primeira vez em cima de mim, numa rede, na casa de amigos nossos, quando resolvi ver se ela queria tirar um cochilo. Vai ver, gostou da posição…

Okay. Sabendo que papai Ju a tinha tirado da posição que tanto temos medo, fui dormir tranquila.

Lá pelas 5h da manhã, acordei com um ruído horrível na babá eletrônica: uma mistura de ronco com ranger de alguma coisa. Apavorada, pensei: “Mirela deve estar sufocando e não consegue se virar!” Pulei da cama, mas quando saí do quarto, me deparei com o colchão vazio na sala…Onde estaria meu marido?

Quando entrei no quarto de Mirela, lá estava ele, todo enrolado parecendo uma múmia (por causa do ar condicionado), roncando que só! Nem pestanejei, fui até ele, o acordei e dei a bronca: “o que você está fazendo aqui? tá roncando tanto que vai acabar acordando Mirela! e cada mexida que você dá nessa cama de mola eu escuto na babá elatrônica! e tem mais, seu despertador vai tocar as 6h e vai acordá-la! fora, fora, fora!!!” Então, lá veio ele, com lençol e travesseiro debaixo do braço e voltou a dormir no seu colchão na sala…E eu voltei para o quarto de casal…

Pense aí! Papai Ju apavorado com medo de Mirela dormir de bruços ou sei lá, simplesmente resolveu ir “velá-la” no quarto. Até parece que os pais escutam os gemidinhos noturnos dos bebês” rsrsrsrs Tem coisa, que só mãe escuta! E ele lá achando que à menor viradinha dela, iria escutar! Ela deve ter se remexido a noite toda e ele nem deve ter escutado! kkkkkkkkkkk

Na manhã de hoje, o tranquilizei dizendo que ele não precisava fazer aquilo, pois ela já está acostumada a dormir sozinha e não é nossa intenção que ela se acostume a ter alguém novamente no quarto. Ela vai se virar ou desvirar independente de ter ou não alguém lá…E ele me tranquilizou dizendo: “pode deixar! nunca mais eu vou dormir lá, porque minhas costas estão acabadas por causa daquela colchão de mola!” Ufa, salvas pelo colchão! rsrsrsrs

EM TEMPO

Ontem fomos na consulta de 7 meses com a pediatra. Mirela deu um show de simpatia e de esperteza, linda! Teve que ser pesada sentada na balança, porque quando a colocamos deitada, ela ficava fazendo força pra se levantar. Ganhou 320g, estando com 8,280g. Muito bom para quem não mama mais e não acorda de noite para comer. Está com 68cm, tenho crescido 2,5cm em um mês. Está com medidas de criança de 8 meses!

As novidades: estão liberadas várias guloseimas para ela já a partir deste mês. Como sobremesa, gelatina, geléia de mocotó (que por sinal eu já estava dando, hehehe) e doce de leite; como passatempo, biscoitos maizena e maria, pão e bife. Claro, meu povo, que isso deverá ser dado uma vez aqui outra acolá…Claro, óbvio e evidente que continuarei dando as frutinhas doces (sapoti ou caqui) como sobremesa, de preferência, ou o suco de laranja lima, uma novidade que ofereci e já há três dias ela tem tomado 50ml após o almoço, NO COPINHO!!!!!!!!!!!!!!!!!! As guloseimas serão dadas de forma bem controlada, porque não quero Mirela viciada em coisas doces! Por enquanto, nada de danoninho! A ped só libera após 1 ano!

Quanto ao bife, achei uma graça! A ped disse que após o almoço, eu poderia dar um pedaço de pão ou um bife, feito especialmente para ela, e com esta finalidade: chupar, para estimular a mastigação! Recomendou que fizéssemos o bife normal, com Becel, temperado com cebola, alho, tomate, e tals, retirássemos o excesso de gordura com papel toalha, e déssemos a ela, o bife, pra ela ficar chupando…Achei o máximo! Quero ver a lambança! Vou começar semana que vem!

O leite da tarde, que ela já não vinha tomando com tanto entusiasmo, mesmo eu dando 4h de intervalo após o almoço, poderá ser substituído definitivamente por suco ou fruta amassada, em pouca quantidade, porque daqui a 15 dias, quando completar 8 meses, passará a jantar sopinha, parecida com a do almoço. Haja imaginação pra cozinhar agora!

Estou pensando em fazer um cardápio para a semana, para ficar mais fácil controlar quais variedades de alimento ela está comendo…Se conseguir tempo, farei e depois posto aqui, ok?

Bem, é isso. Para um post rápido durante a primeira  sonequina matinal de Mirela até que escrevi muito…É que a mamãe tá lá na cozinha, cuidando do que eu deveria estar cuidando…Valeu, mãe!

4 comments

  1. olá, tatiana!

    que graça esse post!
    acabo de te enviar por email o cardápio semanal que fiz pra artur. dá uma olhadinha pra ter umas idéias pra mirela. vale a pena fazer.
    espero que ajude!
    inté +

  2. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK quase morro de ri desse post, me vi fazendo essas coisas.. nós pais somos todos iguais..

  3. Carolina /

    muito bom este post!!!!!!! adorei!!!!!!!!! outro dia, ou melhor sabado, meu marido foi colocar a maria pra dormir e quem dormiu foi ele!! e é verdade, nó ouvimos tudo! acho que ouço até os pensamentos dela. a maria é muito ativa, já dorme sozinha desde os 3 meses (por causa de um ataque de pernilongos que aconteceu certa noite no berço movel dela que estava no meu quarto) e se vira no berço direto. mas eu tb tomei um susto com a primeira virada, ela dormiu com a barriga pra cima de um lado e acordou de barriga pra baixo do outro. perguntei pra minha mae e meu marido se eles tinham virado ela!! foii comico. hoje qdo.a maria acorda eu ja me deparo com ela em pe no berço, só falta mesmo falar!!! estou gostando muito de ler o seu blog e não vou mentir, vou esperar anciosamente pelo cardapio, pois estou tendo uma certa dificuldade de introduzir alimentos salgados. nao sei se é pq. ela mamou ate o 6 meses…. enfim!! beijo e e um “chero” na Mirela.

  4. Ei TATI! Tempos que não venho aqui e de cara ja vou falando SUPER PARABÉNS PARA MIRELA!
    Comendo bem, crescendo bem, etc..Linda!

    Achei meio assim a pediatra ter liberado doce de leite…aquilo é açúcar puro!Mas enfim, ela é médica e sabe o que diz né?

    E ah, avisa pra ela que Alice está feliz por ela estar se dando bem de barriga para baixo,é uma ferinha mesmo..rs

    Beijos!!!!!!!!

Leave a Reply