Maternidade: experiência para toda a vida

Mirelês… (Mirela com 1 ano, 4 meses e 15 dias)

Segunda-feira, 18 de abril de 2011.

A comunicação entre nós e Mirela está cada vez melhor! Todo dia, nossa pequena nos surpreende com uma palavra nova em seu vocabulário, na sua, por enquanto, língua corrente: o Mirelês.

Mirelês é como Mirela fala o português com 1 ano e 4 meses de vida, o que inclui palavras e gestos. Ah, e inclui também palavras em inglês…Vou exemplificar…

“Abô” – com as maõzinhas viradas pra cima e a carinha de decepção significam “acabou”…Acabou o quê? A música que estava ouvindo, o dvd que terminou,  comida, o passeio, o banho. Acabou qualquer coisa. Inclusive quando ela quer que acabe e não acabou ainda, como no caso da última consulta na pediatra, quando ela, chorando, querendo que a consulta acabasse logo, olhava para a médica, virava as mãozinhas e dizia “abô”… de cortar o coração a cena!

“Águuum” – água! Essa ela fala desde cedo, antes mesmo de 1 ano ela já pedia água assim.

“Pê” ou “pêpê” – é a pererê dela, ou melhor, a chupeta…

“Obááá!” – é oba mesmo, quando vai rolar algo que ela gosta na hora de brincar, de comer,…

Hoje ela me saiu com duas novas: “ponto”, que ela repetiu em umas duas ocasiões quando eu finalizei alguma coisa e falei “pronto” e “vamo”, quando eu falei pra ela “vamos?”

Fora os básicos “papai”, “mamãe”, “vovô” e “vovó” falados assim com todas as letras, ela chama outros seres que a cercam, como a nossa cadelinha Mel que é chamada de “Bmel” (uma mistura de bel com mel) já há muitos meses. “Tetê”, a bonecona gigante de pano que o Vô Bachur trouxe de São Paulo, Táta, a fantoche de cabelos castanhos que ela escolheu para comprar, “Jchuu”, que é o Júlio do Cocoricó, “Dó”, “Dodó” ou “ADó”, o Doki do Dkids, “Duuuu”, que é a Pink Dink Doo…e assim vai.

No inglês, temos “ball”, que é bola, “bye bye”, falado assim mesmo, e “rai fai”, que é como ela chama Hi Five, que ela adora!

Ah, e mesmo que não fale a palavra inteira, completa algumas…Quando eu falo BI-CI-CLE…, aí ela completa: TA; ou então, geléia de MO-CO…, e ela completa: TÓ.

Fala claramente tchau (“tau”), oi (“oiiiiiiii”), “aba!” (abra! assim mesmo, no modo imperativo, rsrsrsrs), flor (“fôoo”), árvore (“arvrii”), “adê” (cadê), “voum” (avião), “auau” (cachorro), “apo” (sapo), porco (pô) e girafa (“afa”) e mais um monte de coisas que eu não vou conseguir lembrar agora. E as rotinas de higiene também são contempladas com o “babainhi” (tomar banho) e “chiquichiquichiquichiqui”, com o gesto de escovação para a hora de escovar os dentes, e o mais recente: “fuuuum!”

Pois é…hoje Mirela nos saiu com essa boa: “fuuum!” Ela repetia isso quando me ouvia falando “fum!” quando ía trocar a fralda de cocô, mas falava comigo, repetindo o gesto e a cara que eu fazia. Agora, a garotinha avisa quando está de cocô, darling! É mole? Ela aprontou essa a tarde com a vovó Ivanete, que não levou muito a sério e demorou a “cair a ficha”, e comigo e o papai Ju a noite, quando apenas comprovei o que eu imaginava: ela está dizendo que fez cocô. Papai Ju ficou chocado! Eu, orgulhosa! Já vi criança reclamar de fralda suja de várias formas: chorando, puxando a fralda, irritada… mas fazendo caretinha, balançando a mãozinha na frente do nariz e dizendo “fuuuum!”, ah, essa é demais!

Estou me saindo bem na tradução do Mirelês para o português. A convivência intensa tem ajudado a compreender Mirela sem que ela fique nervosa tentando se expressar e sem ser atendida. É maravilhoso perguntar para ela: “filha, você quer isso?” e ouvi-la responder claramente “não!” ou balançar a cabecinha de forma afirmativa dizendo sim (que ela não fala ainda, mas balança a cabeça e diz “é”). Incrível ver a evolução tão rápida da comunicação! Estou apaixonada!

Definitivamente, Mirelês agora é minha segunda língua!

“Tau” para vocês, porque esse post “abô”!

One comment

  1. hehehehehe massa! O Pedro está desenvolvendo o Pedrês… é muito lindo ver as novidades de nosso pequenos. Feliz Pascoa para vocês!! Bom descanso, bom feriado!

    Beijos

Leave a Reply