Maternidade: experiência para toda a vida

UTILIDADE PÚBLICA: atenção gestantes Rh-negativas!!! (com 8 semanas e 3 dias…)

Bem, acredito que este blog seja também de utilidade pública, já que se alguém achar no Google vai ler não  só as minhas histórias, mas vai poder  ter acesso a outras informações também. Assim, quero escrever ainda um post importante, que são as coisas mais procuradas pelas mulheres que querem engravidar ou que acham que estão: sintomas de gravidez. Mas este vai ficar pra depois, porque hoje tenho outro assunto relevante e fresquinho na minha cabeça: O ACOMPANHAMENTO  PRÉ-NATAL DA GESTANTE Rh-NEGATIVA.

Em todas as consultas que ía, antes mesmo de engravidar, os médicos sempre grifavam na minha ficha que eu era Rh-negativa, e a pergunta sempre era feita: seu marido é que  tipo sangúineo? E a resposta: A-positivo.

Na última segunda-feira, dia 04 de maio, fomos a mais uma consulta no meu médico (estou sendo bem acompanhada mesmo, viu? Dois médicos, indo quase semanalmente a um deles!) e, desta vez, ele solicitou o Teste de Coombs Indireto pra eu fazer. Imediatamente me veio uma aula de Imunologia que tive há mais de 10 anos atrás na graduação e pensei: por que não prestei mais atenção nesta aula?! Como não me lembrava bem dos fundamentos, fui estudar e é sobre isto que eu quero falar agora…

Bem, se você é gestante Rh-negativa e seu parceiro for Rh-positivo, lembrando daqueles “jogos-da-velha” da Lei de Mendel que a gente vê no ensino médio, o bebê gerado poderá ser negativo ou positivo. Se o bebê for Rh-positivo e o sangue dele tiver contato com o seu, você irá criar anticorpos contra o sangue Rh-positivo do bebê, e assim, se isto acontecer na gestação corrente, você pode prejudicar o desenvolvimento fetal, causando anemia e outras complicações graves no bebê. Se não acontecer na gestação corrente, pois é bem incomum a passagem de sangue fetal para a mãe, pelo menos na hora do parto você vai ter contato com o sangue do bebê, e isto poderá repercutir da mesma forma numa próxima gravidez.

A maneira de evitar isto é: primeiro, torcer para que o bebê tenha se agarrado nos 50% de chances pela Lei de Mendel de ser negativo também, caso o seu marido seja um positivo recessivo (I grande i pequeno, lembram?), porque se o papai for dominante (I grande I grande), o bebê será 100% positivo. Mas tudo bem, ainda que o baby seja positivo, durante o pré-natal você deve ficar atenta para que seu médico siga um protocolo de acompanhamento com você: eu já comecei o meu protocolo com meu primeiro Teste de Coombs Indireto, que deu negativo, ou seja, diz que eu não formo anticorpos contra Rh positivo, portanto não sou um risco ao bebê. Segundo meus médicos, seguiremos o protocolo de repetir o Coombs Indireto ainda nos trimestres 2 e 3 da gestação e eu tomarei a vacina de imunoglobulina anti-D na semana 28, como preventivo. Esta vacina será reaplicada se, na ocasião do parto, após ser feita a tipagem de Rh do nenê e ele for positivo. Segundo meu médico, enquanto internada, o plano de saúde cobre a vacina, mas durante o pré-natal, talvez tenhamos que pagar.

Abaixo, coloquei  três  links importantes e confiáveis para quem quiser ler mais sobre isto.

E atenção: não aceitem médico que não dê relevância a isto! Na dúvida, troquem de médico!

 Fazendo tudo certinho, seu bebê (nosso bebê),  nascerá saudável e estaremos prontas para encomendar os irmãozinhos!

O Senhor nos guarde de todo o mal!

http://ww2.prefeitura.sp.gov.br//arquivos/secretarias/saude/ass_farmaceutica/0026/imunoglobulina_AntiRh.pdf

 http://www.cpdt.com.br/sys/interna.asp?id_secao=3&id_noticia=408

http://www.tudoresidenciamedica.hpg.ig.com.br/estudar/febrasgodoencahemoliticarn.htm

 

9 comments

  1. Daniela /

    Tatucha!!!
    Li todo o blog… e q emoção!!
    Parabéns pra vc e pro Junior! Ah, e pra Melzinha tb né…. rs
    Um bjo especial cheio de carinho pra este pequenininho(a) q tá aí na tua barriguinha!
    Bjão!!

  2. Titia coruja Aline /

    Li tudinho, vou passar por tudo isso tb…hahahahahahah
    Tenho que me preparar para as muitas picadas e tensões de ser furada, hahahahahaha.

    bjs pra vcs 3 !!!!!! :)

  3. eu tmb vou ter q ter esse cuidado, bruno eh 0+
    bjus

  4. Oi Tatiana, sou eu aqui de novo! Como sou nova por aqui, estou dando uma olhadinha em alguns links, mas como não li tudo (!), estou com uma dúvida: finalmente, a Mirela é Rh+ ou Rh-??? Ainda não encontrei essa parte da história… Pois bem, caso se lembre, eu sou um daqueles casos raros que tem Rh- (e o marido positivo) que estavam no Curso de Gestantes da Unimed! Pois vamos às vacinas e aos testes de Coombs (já fiz dois!). Bjs.

  5. Oi Tati, que bom que te encontrei, preciso que me ajude pois preciso comprar a vacina e nao estou encontrando, moro no interior de Sao Paulo, em Cravinhos e todos por aqui desconhecem a venda da vacina. O unico distribuidor que consegui me diz que esta em falta. Meu 1º filho o Lucas é´positivo, tomei a vacina quando ele nasceu, agora estou gravida novamente e meu obstetra me disse que preciso tomar novamente. Aguardo um retorno.

  6. Janaina Magalhaes /

    bom dia , querida tati …

    Amiga , estou na minha segunda gestação , e descobri que sou Rh (-) , e o pai do meu bebe A+, fiquei muito preocupada em relação a tudo isso , mais uma vez estou em busca do meu sonho ,de ser mãe… eu moro em QUIXADA /CE , e vi que voce é de FORTALEZA , vi em voce uma grande esperança , e fiquei muito feliz por voce , e pela sua filha que e linda …
    Espero que aqui possa começar uma nova historia , por favor … gostaria se possivel que voce me passasse o contato do seu medico em fortaleza , que irei ver a possibilidade de procurá-lo , e também saber de voce os locais que voce conseguiu encontrar a vacina (IMONOGLOBULINA ), em FORTALEZA , pois fiquei muito assustada em relação ao preço que me informaram , estou na 9 semana de gestação , segunda feira irei fazer meu primeiro Coombs , se DEUS quiser irá ser negativo , mais mesmo assim sei da im portancia da vacina , e irei fazer tudo que possivel para assim como voce ter em meus braços meu tão sonhado bebe …
    Aguardo um retorno , no final do mes irei pra FORTALEZA, começar a minha busca …

    Um abraço …

    DEUS abençoe a voce e a sua familia …

  7. Oi!!
    Nem lembro se fiz este teste coombs indireto? mas sou rh negativo, meu marido positivo e minha nasceu com rh positivo. Porém tomei as tais vcinas ainda grávida e após parto tomei mais uma…tudo para ficar bem na minha segunda gravidez!
    Apresar de muitas furadas, saber que seu bebe estará livre da eritoblastose fetal, não tem preço!

  8. ola pessoal estou com uma duvida enorme.ha 9 anos atras tive uma filha do tipo sanguineo a positivo e seu pai era a positivo e os medicos achavam que meu sangue era o negativo.acredito que me aplicaram a injecao anti-d.somente agora depois de tentar outra gestacao que resultou em aborto e curetagem fui analisar os fatos.descobri que meu sangue verdadeiro e o positivo e do meu atual marido tambem porque entao perdi esse bebe?sera que esta injecao complicou esta gestacao?Por favor se alguem ler esta mensagem me ajudem…meu sonho de ser mae novamente e enorme e tenhos essaduvida comigo.aguardo a resposta de alguemque possa me ajudar

Leave a Reply