Maternidade: experiência para toda a vida

A rotina de Mirela dentro da barriga (com 23 semanas e 1 dia)

Segunda-feira, 17 de agosto de 2009.

Mesmo já tendo escrito um post hoje (ver abaixo), não podia deixar de escrever este outro texto aqui, pois já há alguns dias eu ensaiava escrevê-lo…

Eu sempre li que os bebês dentro do útero têm suas rotinas, que podem ser observadas pela mãe a partir do momento que ela começa a sentir o baby mexendo. Aí, eu pensava: “que conversa é essa, como um bebê vai ter uma rotina? como vai ter hora de acordar e de dormir, hora de brincar?” Pois bem, vivendo e aprendendo…

Comecei a sentir a Mirela mexendo com 20 semanas e 2 dias e, apartir daí, comecei a prestar atenção no que ela apronta dentro de mim na sua vidinha intra uterina. Hoje, com 23 semanas e 2 dias, já posso fazer um pequeno resumo de como ela vive dentro de mim. Com esta descrição, quem sabe eu faça um comparativo de como vai ser quando ela nascer…será que a rotina vai se repetir? Tomara que sim, porque está ótima! risos…

O dia dela começa por volta das 6-7h da manhã e, é claro, o meu também, porque É ELA QUE ME ACORDA com seus chutes (ou seriam soquinhos, ou cabeçadas???). Eu sinto a primeira pancadinha e já começo o dia logo rindo…”Acordou, princesa? Mas já?! Bom dia!” E coloco a mão na barriga, bem no lugar onde ela se manifestou…Nessa hora, em geral, o pai dela já está de pé, tomando banho, ou tomando café-da-manhã, e eu grito ainda na cama: “Mô, a Mirela acordou!”  E ele vem morrendo de rir, de onde estiver, pra dar bom dia pra ela, num tipo de contato imediato de terceiro grau, feito através da barriga, as vezes pelo umbigo. Depois, beija minha barriga e volta às suas atividades…  eu continuo na cama, meio adormecida, de barriga pra cima, sentindo oa giros e cambalhotas de Mirela, que duram cerca de meia hora…

Após esta meia hora inicial, acho que ela volta a dormir e, em geral, eu também! risos… Mas se eu der uma virada para o lado direito, ela (talvez mesmo dormindo) reclama, e se põe a chutar… Aí eu tenho que deitar de barriga pra cima novamente, depois, é claro, de pedir desculpas a ela pelo incômodo! aahahahahah

Durante as duas semanas anteriores a esta, eu sempe tirava uns 10 minutinhos no meio da manhã pra deitar na cama de barriga pra cima e lia historinahs bíblicas pra ela, e percebia que quando eu parava de ler, ela dava uns trancos…Engraçado, né?

Atualmente, não tenho lido historinhas (o livro acabou! ahahaha tenho que comprar outro!), mas pela manhã, depois que eu levanto, em geral ela está sossegada no bucho…Dormindo, talvez? Ou apenas se entretendo com o cordão umbilical, seu único brinquedo por enquanto…No momento em que estou no computador trabalhando, fico ouvindo músicas infantis, músicas de ninar ou música clássica, como estou ouvindo agora (As Quatro Estações, de Vivaldi) e, sabe de uma coisa? Tem horas que ela dá uns pinotes…Será que gosta ou que não gosta?

Outros momentos que percebo suas manifestações: depois que como, principalmente após o almoço, quando aproveito pra esticar o corpo e, de barriga pra cima, é claro, senti-la mexer…as vezes dá até pra ver a barriga levantando de leve com os pulinhos dela…No meio da tarde, após fazer um lanche, acho que ela dá uma acordada…E a noite, entre 11h e meia noite, ela dá suas últimas brincadinhas antes de dormir e me deixar dormir sossegada a noite toda…A noite, tento ver se o pai dela consegue sentir, mas ele diz que ainda não consegue…que eu é que sinto mais internamente…Deixa só ela dar umas porradas mais fortes pra ver se ele não sente!

Dizem que após a ingestão de alimentos, quando aumenta a glicose no sangue e consequentemente na placenta, os bebês se movimentam mais…Sabe que eu acho que faz sentido isso!?

E assim, por volta de meia noite, encerra-se o nosso dia, e vou pra cama dormir,  esperar ansiosamente para que meu despertador mais querido me acorde novamente… “Boa noite, princesa!”

Deus abençõe a todos!

8 comments

  1. Engraçado né! Como mesmo tão pequenos, eles já tem sua personalidade!

    Curta bastante! Essa é uma fase única e mágica!

    Bjus

  2. Tia Aline /

    kkkkkkk, que legal!!
    eita muda logo esse sono dela de 11:30 da noite pra mais cedo,senão….

    bjssss ;) )

  3. Tô louca rsrsrrsrs, pra saber a rotina do meu baby, acho que a Mirela vai ser calminha rsrrsr, beijos.

  4. ola, fico muito feliz por vc, pois tb estou passando por estas sencacoes maravilhosas,pois estou gravida de 23 semanas e 2 dias,é minha Yasmin, e estou muito feliz, é muito gostoso sentir ela mexendo, felicidade p vc, sorte pra nos duas kkkk bjus

  5. Gabriella /

    Nossa eu adorei sua história…
    Que Legal eu adorei mesmo

    Parabéns mamãe que Deus Abençõe vcs…”

  6. Janaina /

    Oi Tati!!!
    Q máximo, fiquei emocionada, pois tô c/ 23 semanas do Samuel e achava que isto era bobagem da minha cabeça, mas é bem assim: ele tem os seus horários, reclama das minhas posições, dorme, brinca, um amor, adoro! Bjos, Q Deus abençoe vcs.

  7. oi, janaina, como vai?
    pois é, eles tem sim rotina dentro da gente! não é incrível!? basta um pouquinho de sensibilidade e percepção e a gente nota que eles “falam”com a gente, reclamam, se alegram! é emocionante! e já sinto até saudades disso! agora, aqui continuamos tendo rotina, só que com mirela fora do bucho, né? risos…
    boa sorte e que deus abençoe vcs tb!!!
    grande abraço,
    tatiana bachur

  8. Amei, esse post. Estou 23ª semanas e a minha Isabela tbm tem os horários dela. Ficava intrigada, mas agora com esse post , deu uma clareda nas idéias rsrsrs. Agora, que é gostoso é, sentir nosso bebezinho interagindo com a gente.

    Um grande abraço!
    Silvinha

Leave a Reply