Maternidade: experiência para toda a vida

Muita coisa pra contar…vamos por partes! (com 32 semanas e 4 dias)

Quinta-feira, 22 de outubro de 2009.

Oláááááá, pessoas queridas!!!

Depois de 4 dias se ligar o computador, estou de volta, cheia de novidades e sem saber por onde começar. Por isso, este post vai ser dividido por assuntos…Mas primeiro vou responder às perguntas que foram feitas brevemente:

- não, pessoal, a Mirela não nasceu ainda! Não se preocupem! Estamos bem! =)

- sim, estou melhor da gripe, mas a tosse alérgica não me deixa e ainda aparece de vez em quando! Em compensação, vocês vão saber como anda minha saúde no decorrer do post…

- sim, a correria só aumenta com a aproximação do parto!

Espero que estejam todos bem, felizes e com saúde…

Vamos começar???

VISITA A FORTALEZA DA MINHA IRMÃ GRÁVIDA DE GÊMEOS

Bem, esta foi a única oportunidade que tive de ver minha irmã grávida de gêmeos. Foi  a primeira vez que ela veio pra Fortal e não virá mais por causa da gravidez… Então, provavalmente só nos veremos com os pimpolhos nos braços: eu com Mirela e ela com Davi e Maitê.

Quase não pude dar atenção a  ela, pois como estava com gripe e dor de garganta, adiei ao máximo encontrá-la. Na sexta-feira, ela veio almoçar comigo em casa e no sábado foi o seu lindo chá de bebê, quando enfim tiramos fotos juntas pela primeira vez (vejam abaixo). Ela está linda, como sempre, e na segunda-feira tivemos a chance de assistir os meus sobrinhos na ultra ao vivo, já que marquei com meu médico pra ela ir fazer uma ultra pras tias e avós assistirem. Foi emocionante ver aqueles dois babies juntos na barriga dela! =)

Na terça, fomos juntas ao Mercado Central e acabei de comprar tudo o que faltava pra Mirela; é claro que ela fez o dobro de compras pros meus sobrinhos… Em uma loja de bebê que fomos visitar, acabei comprando o que precisava para mim, tipo sutiã de amamentação, calcinha pra usar com cinta, conchas Savemilk e protetor para seios…Então, a partir de agora posso dizer: não falta nadinha para mim ou Mirela!

Enfim, nessa visita corrida dela a Fortaleza, tentei dar alguma atenção, mas sei que teríamos que ficar juntas por muito mais tempo trocando figurinhas de grávidas, mas não deu como eu queria…

DE UM ATESTADO PARA OUTRO…

Pois é… Terça-feira acabava o prazo do meu atestado em decorrência da gripe. Fim do antibiótico, fim do antialérgico, fim do “período de quarentena”, apesar da tossezinha chata que ainda me persegue… A carta de alforria da ficar trancafiada em casa entraria em vigor, não fosse a necessiade de um novo atestado…por outro motivo que eu vou contar agora…

Até saí com minha irmã durante o dia, pois era o mínimo que poderíamos fazer juntas no meu último dia de repouso. Passamos o dia juntas e, ao final do dia, eu deveria ir buscar meu marido no trabalho às 18h. Liguei pra ele avisando que já estava saindo de casa pra ir buscá-lo. Meu carro havia ficado estacionado do lado de fora de casa. Quando desci a calçada, não me pergunte como e por quê, eu simplesmente me estabaquei no asfalto. Acho que a sequência foi o seguinte: devo ter pisado em falso no pé direito, caí para o lado esquerdo, me apoiando no joelho e perna, e também no braço esquerdo. Resumo do acontecido: pé direito luxado, joelho e perna esquerda esfolados e braço esquerdo dolorido. Fiquei toda suja de asfalto, pois tinha até lama no chão…Levantei com a ajuda de uma transeunte (vixe, falei difícil!) e só fiz abrir o portão e entrar novamente em casa. Liguei pro meu marido e meu sogro foi buscá-lo no trabalho. Eu só chorava, preocupada com a Mirela. Na verdade, eu nem sentia dor nenhuma, só pensava nela. só queria ir pro hospital fazer uma ultra e ver minha menina, nem estava ligando pro meu estado naquele momento. Mão na barriga o tempo todo daqui até o Hospital da Unimed (ainda bem que moro bem perto!) e nada de sentir Mirela mexer. Daqui até lá eu não falava nenhuma palavra, e meu marido dirigia feito louco pra chegar logo ao hospital.

Chegando lá, cadeira de rodas, porque eu nem conseguia me apoiar nas pernas. Vendo a barriga, me encaminharam logo pra emergência obstétrica, porque a prioridade é sempre o bebê. E eu esperando sentir algum movimento de Miela, que agonia! Já na porta do consultório da obstetra, eis que Mirela se apresenta aos SOLUÇOS! Glória a Deus, lá estava nossa menina! Devia estar meio estressadinha, porque vieram logo soluços, né? risos… Mas ali já fiquei mais tranquila… A médica que me atendeu foi muito atenciosa e tentou me acalmar, já que a pressão estava 14×9. Colocou o sonar e só sossegou quando eu consegui ouvir o coração da Mirela bem forte e por um bom tempo. As lágrimas escorriam no meu rosto tal qual a primeira vez que ouvi seu pequeno coraçãozinho batendo… Ainda assim, pra nos tranquilizar e também avaliar se não havia tido nenhum descolamento da placenta, fomos para a ultrassonografia, que mostrou que estava tudo absolutamente bem, para a glória de Deus!

Mirela está virada em relação a ultra de 30 semanas, com as costinhas por lado direito agora, mas continua de cabeça pra baixo. Já está com 2,177kg! Acho que vai nascer grandinha a nossa menina! Tudo ok com placenta, líquido amninótico, biometria fetal…Coração a 152 bpm, firme e forte! Enfim, eu podia respirar aliviada e começar a tratar dos meus ferimentos…

Fui encaminhada para o traumatologista, que examinou o joelho esfolado bem próximo à rótula, com a preocupação de ter quebrado algo, mas não foi o caso. O pé direito também não quebrou nada, apesar de que o exame foi puramente clínico, visto não ser aconselhável fazer raio X, mas foi luxação mesmo… Como tratar? Não imoblizamos o pé completamente porque eu teria que tratar o pé com alguma coisa, já que não iria poder tomar antiinflamatório. Então, estou fazendo tratamento com com gelo em casa, 4-5x por dia. Entre uma compressa e outra, faixa no pé pra ajudar a imobilizar. E cama, muita cama! E o joelho? Afe, que tortura! Uma feridona e mais um monte de raladuras ao longo da perna. Está enfaixado e o Ju faz curativos torturantes todos os dias a noite! Uma dor insuportável!

No dia seguinte ao tombo, senti que o braço esquerdo também havia sido sobrecarregado com a queda, e sinto dores que vão do ombro ao dedo mindinho…Agora, preciso de repouso total pra poder me recuperar!A minha obstetra, para quem liguei no dia seguinte à queda, me deu logo uma bronca de disse que eu preciso me recuperar bem antes do parto, pois quando Mirela nascer não poderei estar com o pé vacilando… É claro que tive que ouvir: “só assim pra tu parar, né?” Estou de atestado de 15 dias, dado pelo traumatologista com o laudo de contusões múltiplas… Afe, parecia que eu tinha passado debaixo de um trator! risos…

E aí que estou sem ligar o computador desde então…Só hoje consegui tomar banho sozinha, meio mal tomado, eu sei, mas consegui. E resolvi ligar a internet pra contar as histórias, mas já já vou desligar porque meu marido vai fazer meu curativo, aiaiaiai!

Resumo da ópera: STOP, TATIANA! DESACELERA!!! MAIS UM SINAL PARA PARAR! Meu marido me proibiu de dirigir, e eu vou descumprir a ordem???

E me vem a pergunta: por que mulher grávida cai tanto? E mais ainda: por que caímos tanto bem nesse período de 7 pra 8 meses? Minha mãe, grávida de mim, caiu do lado esquerdo quando estava de 7 pra 8 meses; várias outras pessaos chegaram pra mim e disseram que caíram no mesmo período que eu… Claro que nenhuma se esfolou tanto quanto eu, mas que caíram, caíram… Falta de atenção? Falta de equilíbrio? Mudança no peso? Fica a pergunta e o alerta para as futuras mamães! Atenção redobrada!

Mas estamos bem, quer dizer, Mirela está ótima e eu me recuperando…

ENQUANTO ISSO, OS PREPARATIVOS…

No meio desta confusão toda, a quantas andam os preparativos pra chegada de Mirela? A todo vapor! O berço chegou e já está montado no quarto dela, lindo!!! Compramos um berço 3 em 1, que virará caminha pra quando ela tiver até uns 3 aninhos, e depois virará um sofazinho no quartinho. Resumindo: quarto completo!

Hoje papai Ju foi buscar o enxoval que eu havia enviado para a lavanderia… Tudo higienizado e protegido, pronto para usar.

Roupinhas, lençóis, fraldas, tudo continua sendo lavado e passado em casa. Hoje, sentada no quarto de Mirela, já ensaquei várias peças que estavam passadas e agora estão nas gavetas da cômoda e do guarda-roupas. Falta lavar e passar o que foi comprado esta semana para então eu escolher o que eu vou levar dela para a maternidade e aprontar a malinha da pequena. Semana que vem a mala estará pronta, se Deus quiser!

Minhas calçolas, sutiãs, camisolas, cintas, estão sendo lavadas também. Sábado, quero arrumar a minha mala da maternidade e deixar tudo pronto.

Lembrancinhas da maternidade serão entregues sábado. Papai Ju foi encomendar e irá buscá-las! Tô doida pra ver! =)

Enfim, como se vê, está tudo sob controle, mesmo no meio dos atestados médicos… (risos)

Bem, é isto… Sei que o post está enorme, mas era mutia coisa pra contar… Não quero deixar escapar nada! risos… Espero não passar tanto tempo sem escrever novamente! Sinto falta, mas esses dias eu não tinha forças nem pra ligar o computador…só queria descansar!

E que Deus continue nos dando forças, mesmo no meio das intempéries (vixe, falei difícil de novo!), para nos prepararmos da melhor forma pra a chegada de Mirela!

Abaixo, as fotos de tudo o que foi relatado acima no texto….

No chá da Flávia, a titia Aline no meio de 3 sobrinhos, dois lá e uma cá!

No chá da Flávia, a titia Aline no meio de 3 sobrinhos, dois lá e uma cá!

 

Casinha da Mirela no dia em que completamos 32 semanas...

Casinha da Mirela no dia em que completamos 32 semanas...

 

Roupinhas no varal...Tudo com cheirinho de sabão de côco...

Roupinhas no varal...Tudo com cheirinho de sabão de côco...

 

Bercinho de Mirela montado! Seguindo as linhas quadradas dos demais móveis! Amamos!!!

Bercinho de Mirela montado! Seguindo as linhas quadradas dos demais móveis! Amamos!!!

 

Resultado da queda: pé direito luxado e jolelho e perna esquerda esfolados...

Resultado da queda: pé direito luxado e jolelho e perna esquerda esfolados...

12 comments

  1. Tati!!!!

    Gracas a Deus tu estais bem, e agra vai ficar bem quietinha:)Nossa, vivo com medo de cair, aqui em casa tem muita escada, e sempre tomo cuidado triplicado, so me preocupando com Luisa!!! Lendo teu depoimento sobre como tu estavas aflita me identifiquei, porque com certeza sentiria o mesmo!!! MAs, Gracas a DEUS voces duas estao lindas e bem!!! Amei a “casinha da Mirela” :)

    A Flavia esteve por ai!!!! Ela esta linda!!! Alias, toda gravida eh linda ne?! Que joia que foi tudo perfeito no cha e que voces tiveram um bom tempo juntas!!! Deve ser muito bom estar gravida junto com a irma!!!!:)

    Ah, tambem compraremos esse berco 3 em 1!!! Eh superjoia, e pode ser utiliza ateh os 5 anos da crianca!!! Excelente:) No momento comprei o Moises para Luisa (ainda nao chegou, que agonia!!!) Sabia que lendo teu post me dei conta de que nao comprei nada para mim (hospital – amamentacao) kkkkk. Preciso agilizar!!!

    Um grande abraco e melhoras, mas melhore e continue quietinha:)

  2. Ai TAti,que do..mas que bom q esta melhorando.. e que Mirela esta otima….
    o Berço eh lindo e bem pratico,quase comprei um assim tb,mas ak na cidade nao tinha,acabei axando um lindo tb,foi presente do meu pai..
    ontem coloquei o kit berço pra ver como ficaria,mas tenho q tirar pra lavar tudo ainda…
    Postei as fotos no blog..
    Vc me tira uma duvida que me atormenta??
    valeu a pena fazer o cha de fraldas???quanto mais ou menos vc gastou?
    meu pai e meu marido estao me enchendo a paciencia dizendo q eu to com frescura demais,que nem precisava fazer cha,que vamos gastar mt..affeeee…
    eu to super animada!!
    otima sexta pra vc e Mirela!!!
    beijoss

  3. Nossa Tati que loucura menina!!!!Mas Deus é bom mesmo e está tudo bem! Lendo este post pude perceber o alerta que você fez pra todas as grávidas…é mesmo impressionante. Também sou assim quero fazer mil coisas, meu serviço exige muito, minha casa, minhas coisas…mas temos que ir com calma, meu marido diz que sou agitada, vivo querendo fazer tudo correndo, ás vezes me emplogo até no tom de voz…aff é preciso parar…Que bom que vocês estão bem! Descanse bastante…curta esse restinho que deve ser tão bom! Hoje vou pra minha segunda consulta com exames pra mostrar e devo marcar a primeira ultra! Depois te conto!Beijos, se cuida e fiquem com Deus!!

  4. Há! Esqueci de comentar…estou de olho também neste berço que vira cama depois…depois me conta com calma e me fala a marca achei muito interessante!Bjus

  5. Aline Bretas /

    Ufa Tati!!!!!!!! que bom que ta tudo bem agora! as vezes Deus manda essas coisas chatas pra gente desacelerar mesmo!!! se cuida hein!?! quando entra de licença maternidade?? eu ja nao to aguentando mais!!!!!!!! beijos!

  6. Milene Querido /

    Oi Tati!
    Coisa de grávida mesmo esta queda heim! Tenho uma cicatriz abaixo do joelho até hoje, tombo que levei em casa, na sala, sozinha, aos 8 meses de gestação, andando da cozinha para o quarto. A Gigi reagiu do mesmo jeito, calou-se por umas horas.
    Nos preocupamos com tantas coisas e esquecemos do “visível” desequilíbrio que a gravidez causa, mas agora cuide-se mesmo tá? Você deve estar mega acelerada, eu sei, afinal está mesmo chegando!! UH HULL!!, mas essa fase é muito importante para Mirela crescer e adquirir peso, poupe-se de grandes esforços e faOi Tati!
    Coisa de grávida mesmo esta queda heim! Tenho uma cicatriz abaixo do joelho até hoje, tombo que levei em casa, na sala, sozinha, aos 8 meses de gestação, andando da cozinha para o quarto. A Gigi reagiu do mesmo jeito, calou-se por umas horas.
    Nos preocupamos com tantas coisas e esquecemos do “visível” desequílibrio que a gravidez causa, mas agora cuide-se mesmo tá? Você deve estar mega acelerada, eu sei, afinal está mesmo chegando!! UH HULL!!, mas essa fase é muito importante para Mirela crescer e adquirir peso, poupe-se de grandes esforços e faça repouso mesmo – de verdade, daquele de ficar deitadinha para esquerda (rs!), conselhos de uma mamãe que fez cesárea na 37a. semana, no susto, avisada de um dia para o outro, com uma perda significativa do líquido amniótico.
    Muita luz em seus caminhos!!
    Beijos meus e da Gigi!!

  7. Oi, tati!!! q bom ler um post novo seu!!! qntas novidades hein???
    vc está certa, as grávidas caem mto…pq será??? a minha mãe, salvo engano, levou queda em tdas as gravidez (como é o plural hein???), com exceção da primeira….ela torcia mto o pé, tadinha…mas q bom q vc está bem, e é bom vc agora dar uma desaceleradazinha né?
    o berço da mirela não é igual ao da ana clara, mas é parecido, e o colchão é igual!! hehehehe!!!!
    o seu barrigão tá mto enorme e a mirela já tá com quase 2kg e 200g!!! o filipe nasceu com 2.400g com 35 semanas…a mirela vai ser grandinha!! e ela já tá na posição de nascer né???
    as coisinhas dela são mto lindas!! os pregadores todos róseos…lindos!!!!
    enfim, fico mto feliz de q vc esteja bem, com praticamente tudo prontinho e tranquila só esperando a mirela….cuida bem desse pé e se prepara pra receber sua princesa!!! super bjoooo!!!

  8. Minha nossa Tatiana… quantas coisas aconteceram esses dias. Ontem mesmo comentei com minha amiga aqui do trabalho: Faz dias que não recebo notícias da minha amiga virtual grávida, será que a Mirela nasceu? Bom, graças a Deus que está tudo bem, realmente acho que você precisava ser freada e seguir a gravidez com mais calma… te falo que você é uma mulher arretada… rsrsrs… Essa semana fiquei muitio feliz em receber a notícia da gravidez de uma amiga, ela está de quase 8 semanas e é felicidade em pessoa… Que maravilha, crianças chegando a todo tempo!!! Que Deus abençoe a todas!!! Se cuida menina!!!

  9. Nossa Tatiana quantos acontecimentos garota! queda no oitavo mês sempre acontece pois as grávidas nunca ficam paradas; são ligadas no 220 direto rsrsrs.Eu também caí no oitavo mês,foi uma grande queda e fiquei estatalada no chão, e sozinha em casa me arrastei até a mesa para me levantar. Mas o que importa é que graças a Deus vcs duas estão bem. “Agora vou lhe dar uma bronca!”Era pra vc ter gritado por mim que eu chegaria em segundos na sua casa!não esqueça que estou aqui bem pertinho de plantão para o vocês precisarem, pois gostamos muito de vocês certo? bjs da sua vizinha!!!!

  10. Erika Mota /

    Imagino o aperreio, mas graças a Deus as duas estão bem e vão continuar melhor. Deus as abençoe. Bjs

  11. Olá Tatiana! Achei seu blog por acaso…
    acabei de levar uma queda e estava no google lendo as possíveis consequências. é um susto danado, né?
    estou me sentindo bem, mas não vejo a hora de fazer uma ecografia para ter certeza que está tudo bem.
    Beijos,
    Erika (mamãe de 2, grávida de mais 2). tenho 1 blog sobre alimentação infantil, passe lá quando puder: menudobebe.blogspot.com

  12. Ministério da Saúde /

    Olá blogueiro,

    Dê ao seu filho o que há de melhor. Amamente!

    Quando uma mulher fica grávida, ela e todos que estão à sua volta devem se preparar pra oferecer o que há de melhor para o bebê: o leite materno.

    É muito importante, tanto para o bebê como para a mãe, amamentar até os dois anos de idade ou mais. O leite materno é o único alimento que o bebê precisa, até os seis meses. Só depois se deve começar a variar a alimentação.

    Acontece que nem todas as mães sabem de todos esses benefícios e deixam de amamentar mais cedo. Você pode ajudar nessa campanha divulgando materiais e informações por meio do seu blog.

    Caso se interesse, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br e participe.

    Obrigado pela colaboração!

Leave a Reply