Maternidade: experiência para toda a vida

Tudo a seu tempo… (com 25 semanas e 4 dias)

Quinta-feira, 03 de setembro de 2009.

Hoje acordei com a lembrança de tudo o que aconteceu nos últimos dois anos a espera da gravidez. Lembrei claramente daquele mês de abirl de 2007, mês em que começamos a tentar engravidar, e até então achávamos que tudo aconteceria rápido, do jeito que queríamos.

Já naquele primeiro mês de tentativas, eu com toda a minha ansiedade, comecei a fazer planos para o minúsculo quartinho, em nosso antigo apartamento, que seria do bebê.  Escolhi o tema do quarto – animais, Arca de Noé, em tons de amarelinho, bem alegre – independente que sexo fosse o bebê. Procurando na internet, achei o border para o quarto e sabia onde comprá-los, o preço e tudo. Fiz o Junior entrar na minha onda e então, passamos juntos a planejar o quarto do bebê. Fizemos nós dois um projeto para o quarto e chegamos até a chamar dois marceneiros para fazer o orçamento. Enquanto isso, tentávamos fazer a nossa parte na tentativa de engravidar…

O tempo passava, os orçamentos chegavam, mas o bebê não vinha…

Após alguns meses, acabei me distraindo um pouco do quarto do bebê porque estava às véspera de defender minha dissertação de mestrado, e o tempo continuou passando… e nada acontecia…

Um ano se passou e começamos a procurar ajuda profissional, porque algo deveria estar errado, já que estávamos tentando engravidar a um ano! E começou todo aquele processo estressante de investigação de fertilidade, cujo caminho percorrido já foi comentando em posts anteriores… E os projetos para o quarto do bebê, a referência do border, o tema e a escolha da cor da tinta para o quarto foram engavetados…

Depois de vários meses de exames e consultas, começamos a perceber que seria bom começar a pensar em vender o “apertamento” e mudar para um lugar melhor. Com exames em mãos e nada mais a fazer a não ser continuar tentando em casa, do jeito natural, decidimos dar uma trégua nos procedimentos médicos e colocamos nosso apartamento a venda. Não demorou muito para que a venda se concretizasse e, logo logo, estávamos saindo de lá e nos mudando temporariamente para uma casa que estava simplesmente a 3 casas de distância daquela que adquiriríamos, sem nem imaginar!

Depois de muita cabeçada em busca do imóvel perfeito, eis que, bem ao nosso lado, surge a oportunidade, que nós agarramos e somos gratos a Deus pelo presente que recebemos: a casa que estamos morando hoje.

Envolvidos com mudança, documentação de compra do imóvel, idas infindáveis ao banco, reforma, etc, deixamos “de lado” o estresse de esperar a gravidez… mas mesmo com as tentativas caseiras, ela continuava sem acontecer. Finalmente, em dezembro de 2008, nos mudamos de vez para nossa casa nova e aí sim, decidimos que no começo do ano retomaríamos os exames e consultas para tentar engravidar.

No meio desta loucura de mudança, ainda tive a oportunidade de fazer um concurso para professor efetivo da Universidade Federal do Ceará, no qual fui aprovada em primeiro lugar, mas por uma questão de deslocamento (era para o interior do estado), decidi com meu marido que não teria lógica irmos, visto termos acabado de adquirir a casa que sempre sonhamos…Mas foi importante participar do concurso, pois ele acabou engrandecendo meu currículo e me preparando para concursos que ainda estão por vir, na capital…

Em janeiro de 2009, tive uma oportunidade única na minha vida: fui selecionada para um curso com pós-graduandos brasileiros e da Escola de Saúde Pública de Harvard (sim, aquela Harvard mesmo!), um curso que certamete eu não poderia ter ido se estivesse grávida ou mesmo se tivesse um filho, visto que foi quase um mês de viagem de trabalhos intensos em campo, pegando estrada e caminhando no sol quente do interior e da capital da Bahia, convivendo com doenças contagiosas e riscos iminentes. Definitivamente, se eu não tivesse ido neste ano, não teria tido outra oportunidade.

Então, com meu retorno do curso, voltamos às investigações de fertilidade. Agora, com novo médico e om outras persperctivas. Em fevereiro, começamos com este novo profissional e, ao mesmo tempo, sentimos que nos faltava algo: era Deus. E começamos a “frequentar” a igreja e nos aproximar de Deus.

Bem, daí por diante, muitos já sabem da história: com o novo profissional e com a ajuda de Deus, na primeira tentativa de indução, em março de 2009, engravidamos! Com casa nova, desafios profissionais em dia (até as disciplinas do meu doutorado eu já tinha concluído quando engravidei!) e Deus em nossas vidas, dá para entender o longo caminho de dois anos que percorremos… Deus tinha o tempo certo para nos enviar a Mirela!

Hoje, vendo o quartinho dela quase pronto, com as cores e o tema que eu sonhei desde aquele abril de 2007, o border que eu queria, enfim, me emociona lembrar de tudo o que passamos até chegar até aqui! Mas agora é diferente: Mirela tem um quarto enorme, ventilado, com um banheiro enorme, numa casa confortável, sem 4 andares de escada pra subir como no antigo apartamento, perto de tudo… e mais, tem pais tementes a Deus e uma família que será guiada nos caminhos do Senhor!

Diante de todo este relato, tem como duvidar que “há tempo para tudo debaixo do céu?” E tem  como negar que “Deus faz muito mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, mais do que tudo o que sonhamos?”

Para finalizar, quero abençoar você com o texto de Eclesiastes 1:1-8, que fala exatemente sobre o tempo de Deus, o tempo que nós não conhecemos, mas que com certeza não é o nosso tempo! De presente pra você, vou deixar também dois vídeos que tenho certeza que falarão ao seu coração! São músicas lindas do Kleber Lucas que vale a pena ouvir! Mais abaixo, fotos do quartinho de Mirela, quase pronto - o quartinho sonhado no MEU tempo e materializado no TEMPO DE DEUS…

Que você consiga viver o Tempo de Deus!

“Tudo tem seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou; tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derribar, e tempo de edificar; tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de saltar; tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar; tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de gruardar, e tempo de deitar fora; tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar; tempo de amar, e tempo de aborrecer; tempo de guerra, e tempo de paz!”

 

Visão do quartinho de Mirela, ainda bagunçado, mas quase pronto...

Visão do quartinho de Mirela, ainda bagunçado, mas quase pronto...

O border escolhido em abril de 2007, e hoje na parede do quarto da Mirela, em setembro de 2009...

O border escolhido em abril de 2007, e hoje na parede do quarto da Mirela, em setembro de 2009...

11 comments

  1. Oi Tati!
    Me emocionei bastante com essa longa caminhada percorrida que tiveram. Que história linda!
    Tudo à seu tempo, conforme a vontade de Deus.
    Os sonhos que temos são planos que nosso Senhor Jesus já conhece antes mesmo de imaginarmos e Ele honra conforme sua vontade.
    Desejo que Deus abençoe cada vez mais sua linda família e que a Mirela já venha ao mundo sabendo que os papais dela amam a Deus e que suas vidas estão nas mãos do Pai,felizes e firmados no Senhor.
    Linda sua história! Amei!
    Bjos!
    Ariane

  2. Deus faz mesmo as coisas perfeitas e no Seu tempo. Comigo foi bem rapido, em 1 mes sem remedios engravidei, mas 4 meses antes de parar o remedio Ele me curou de cistos no ovarios que tinha desde os 14 anos! quando fiz a ultra, a medica disse que eu tinha um utero de uma adolescente, perfeito e limpo! Deus eh maravilhoso!
    E o quartinho ta ficando lindo, da mesma cor que do meu Theodoro! bjs

  3. Poxa Tati, que linda sua história! Que bom perceber o agir de Deus assim, tão claramente! Amo muito isso!

    O quarto da sua princesa tá ficando lindo… Coincidencia que tb estou ajeitando o quartinho do meu menino (reformando) e tá ficando uma graça. Qdo os dois quartos estiverem prontos, vamos trocar figurinhas, rs

    Bjus!!!

  4. “… muito mais do q pedimos ou sonhamos…” essa eh a promessa mais marcante nesse período pra mim, saber q fazemos planos, temos nossos sonhos, mas q Ele cuida em nos presentear com o q Ele sabe ser o melhor pra nós, me dá além de alegria, uma sensação de segurança e certeza de q tudo o q Ele faz, eh sempre p o nosso bem. Fico muito emocionada em ouvir sua caminhada e ver como Deus tem agido em sua vida.
    Bjos.

  5. Um tempo para cada coisa….é não adianta o tempo de Deus é mesmo maravilhoso, eu também creio nisso amiga e espero Nele…..Bjus

  6. Sua história é inspiradora! Mto ver a perfeição de Deus em cada detalhe de nossas vidas!
    bjos

  7. ola querida, MEU NOME É ROSANA,E TENHO 37 ANOS,como é dificil esperar o tempo chegar até nó não é mesmo,confesso que me emocionei com tua história,como DEUS é fiel….entra no meu blog e conheça minha história,pois a 11 anos estou esperando pelo meu milagre e sei que vai se realizar….bjs querida…..DEUS te abençõe muito….bjssss fik na paz.,ORE POR MIM.
    tbm sou evangélica,e te falo não existe coisa melhor,do que servir este DEUS…..BJS
    AKI ESTÁ MEU ENDEREÇO DO BLOG…..http://mulhereseuemeusonho.blogspot.com

  8. Pois é Tati as vezes até chegamos a questionar sobre alguns acontecimentos em nossas vidas, mas Deus sabeo que é melhor para nós, beijos…

  9. Eu voltei para me emocionar de novo!!!!!
    Ai Tati, nem terminei de lêr e já vim comentar pq me emocionei muito não só com o caminho percorrido, mas com a visão que vc tem sobre como as coisas aconteceram.
    Só me resta continuar desejando que essa família seja a cada dia mais abençoada por Deus.

    Bjão.

    PS. Me convida pro chá!!!! hehehehehe

  10. foram momentos maravilhosos lendo o seu blog! uma sensação de ter alguma coisa em comum… pode? um beijo bem grande no coração de vocês e que Deus os abençôe sempre.

  11. Tbm não pude deixar de me emocionar com sua historia,tenho 42 anos, sou mae de 02 filhas lindas e a 03 anos sonho em ter meu terceiro filho pois me casei pela segunda vez e meu esposo não tem filhos, tbm enfrentamos o precoceito visto que sou 10 anos mais velha que ele.E tudo muito dificil, o tempo de DEUS realmente nã e o nosso, dificil e nosso coração entender ne verdade! as vezes fico muito triste,choro sozinha e me pergunto como posso amar tanto alguem, que ainda nã existe! fiquei muito feliz por vc e sua familia, e muito mais por vcs terem conhecido a palavra de DEUS,este era plano dele, plano para que vcs o encontra-se. Felicidades MIL.

Leave a Reply