Maternidade: experiência para toda a vida

Entrando nos eixos… (Mirela com 1 mês e 3 dias de vida)

Quarta-feira, 06 de janeiro de 2010.

Depois de me abrir aqui sobre “baby blues” e receber váaaaaarios coments e email de pessoas contando que passaram por isso, comecei a me sentir mais humana, e desta forma, parece que comecei a me sentir melhor… Parece até loucura, mas quando você escuta o relato de outras pessoas, as vezes com histórias bem mais complicadas do que a minha, você passa a se sentir mais normal com a sua condição de “ter problema”.

Também tenho estado mais disposta fisicamente (também, não dá pra encarar um dia inteiro sem sonecas, é claro!), apesar de três dias seguidos lutando com Mirela tendo cólicas. Parece que o corpo vai se acostumando com o pouco sono e até a alimentação louca que fazemos. Ontem, até visitas eu comecei a receber!

A cada, dia, surpresas novas. Boas e ruins.

As boas, primeiro: a cada dia, percebo as mudanças em Mirela, na sua fisionomia, no corpinho que começou a ganhar “curvas” (as dobrinhas nas pernocas, bracinhos e no pescoço), nas balbuciadas que ela já ensaia  (na hora de mamar,  basta eu colocá-la na posição de mamar que ela olha pra mim e “diz”  ’ehhh, ehhh’, e eu respondo, e ela faz de novo!), gritinhos que ela dá (não sei como seria a onomatopéia destes gritinhos!), sorrisos ao olhar fundo nos nossos olhos e os olhos dela que já acompanham movimentos na horizontal e procuram coisas atrativas para ver, a tentativa de pegar a água na hora do banho… É um barato!

As ruins: filhos adoecem, sentem dor e, o pior, não conseguem se expressar a não ser chorando, ou melhor, berrando! As cólicas começaram pra valer e temos que dar medicação. Parece que Mirela as vezes sente dificuldade de fazer cocô e eu tenho que entrar com massagens pra ela “liberar a encomenda”, isto porque desde que nasceu faz cocô que é uma beleza; chegava a trocá-la uns 10 a 12x por dia! Agora, é em menor quantidade ao dia, mas quando ela faz vem de monte… Não sei se é a influência de algumas chuquinhas de nan que começam a baldiar o metabolismo dela…Se bem que há dois dia ela não encosta a boca em complemento, graças a Deus.

Outra coisa que parece estar entrando nos eixos: a amamentação. Relutante que estava, resolvi me render aos conselhos dos “sábios” e comecei a tomar garapa de rapadura. Não tá jorrando leite, mas Mirela tem ficado satisfeita e não tem chorado de fome após mamar. Se continuar assim, não tô nem aí se eu engordar tomando a tal garapa! Quero mais é ter leite no peito, porque pra mim é uma tortura da o leite em pó…Eu não sei bem dar a chuquinha, aí se aperreia ela e eu também me aperreio na hora de dar, com medo dela engasgar… Meu seio direito tá perfeito, sem machucado algum. O esquerdo tem uma fissura, mas até já me acostumei com a dor nela, que só ocorre quando Mirela belisca o peito, com a pega errada. Queridos, segundo minha obstetra e segundo eu mesma: amamentar é um ato heróico! Não é fácil não!!! Não se iludam e comecem a se preparar emocionalmente para passar por tudo o que vem junto com as “fotos de capa de revista”…Até chegar lá e ter prazer em amamentar, é uma luta muito grande, na qual muitas acabam desistindo.

Bem, queria escrever mais…mas a bonequinha que estava dormindo há mais de três horas agora a tarde, está ensaiando acordar…Certamente é hora da mamãe aqui desligar o computador para enfrentar, se Deus quiser, uma noite tranquila, com a segunda dose da nova medicação contra cólicas e gases.

Deus abençõe a todos! E que a sua vida entre nos eixos como a minha está entrando!

11 comments

  1. Aline Bretas /

    Ei Tati! parece q to lendo sobre o desenvolvimento do Theo! ele tb resolveu dar gritinhos, levanta a cabecinha demais as pessoas ficam ate assustas em ver rs… o corpinho esta enchendo de dobrinhas tb! beijo tanto! e vc estava certa qto ao refluxo, levei ele hoje no pronto atendimento, eu ja sabia q era, tinha lido e foi confirmardo. Acho q ele esta ganhando peso pois percebi isso ha 2 dias so que os vomitos comecaram a ficar mais frequentes, hoje mamando no peito ele deu 2 golfadas de jato numa pausa da mamada… ai fiquei doida e corri pro hospital, fora que nao ta dormindo mais q 1h… a medica passou motilium e label, vamos ver no que da… dormiu vencido pelo cansaco e no meu colo… estou orando muito pra passar…. quanto aos cocos de Mirela, Theo ta exatamente igual, tb comecei a achar que era por causa do Nan…. passava horas sem fazer e ontem ele chegou a fazer 3 cocos enormessssss moles em 1h… odeio dar o complemento, embora eu tenha muito leite, eu estava confundindo o refluxo, achando q ele tava com fome… e ainda vem um monte de gente pra falar no seu ouvido q o leite nao ta sustentando (mesmo sabendo que isso nao existe) vc acaba acreditando na hora do desespero… agora respiro fundo e taco o peito nele! ja conseguiu ate mamar sem o bico de silicone! colicas ainda nada, gracas a Deus e espero que se mantenha assim! mas vamosssssss la que daqui a pouco passa! 01 mes ja se foi! beijos!

  2. Ai, ai… é bom eu ir me prepradando psicológicamente pra o que vem por aí. Um mundo cor de rosa rodeado de inseguranças e medos.

    Mas muitas mães conseguem. Vc está conseguindo tb. Parabéns e força.

    Bjokas.

  3. Tati,
    Eu dei Nan pra Ester uma vez e foi cólica na certa, aí meu médico disse pra dar aptamil, ele é menos gorduroso e até ajuda a regular o intestino. A Ester toma ele até hoje. Se precisares dar complemento a Mirela, experimenta esse.

    Beijos!!!

  4. Viu só… lembra que quando você escreveu algo sobre o tempo de Deus? Então, sempre precisamos passar por dificuldades para chegarmos neste tempo… não tinha nenhuma dúvida de que você conseguiria!!! Parabéns!!!

  5. Querida Tati, o tempo resolve tudo!
    Achei perfeito o que vc falou sobre amamentação (ato heróico!), e desde que tive minha primeira, tenho essa mesma certeza! Sofri muito pra amamentar, muito mesmo! E desisti no meio do caminho, o que fez com que eu me arrependesse sim… Por isso te digo que deve tentar até qdo puder amiga, tem muitas pessoas que sofrem bastante mas que depois de um tempo, vira só prazer! Acho que vc tem que focar nisso!
    De qualquer forma, faça o que seu coração mandar, cada um conhece seus limites, e tb não será o fim do mundo se a Mirela não mamar o ano inteiro né?
    Aos poucos tudo se ajeita mesmo… tudo! As cólicas são outra parte chata da história… mas elas tb passarão!
    Enfim, tudo passa! Aliás QUASE tudo! O que não passará?
    Vc terá por muito tempo uma bonequinha ao seu lado (continuam sendo mesmo depois de crescidas), e com o tempo, vcs vão mudando e aperfeiçoando a relação entre as duas, mas é verdade que serão pra sempre companheiras! Pense na sua menininha adolescente (chega rápido, viu?), lhe falando de paquerinhas, entre diários, espinhas e maquiagens! Ahhh, amiga… como todas as fissuras, cólicas, medos, tudo valeu a pena!!!
    Basta ter paciencia, Tati, tem horas que parece que não vamos conseguir, mas temos Deus do lado da gente, e com Ele não somos menos do que vencedores!!!!
    saiba que torço mto por vc, pois me vejo em vc através de muitos posts, e do mesmo jeito que te digo que não é fácil, te digo que

  6. TUDO VALE A PENA!!!!!!!!

    Fiquem com Deus!

    Bjus

  7. Aline Bretas /

    tb penso em te ligar rs… eh muita coisa e eu ando com tanta preguica (ou seria falta de tempo mesmo?) de escrever… meu pai tem um chip TIM! vou ver com ele o numero e te passo pra gente conversar melhor!!! bjo!

  8. estou feliz por tudo entrar nos eixos, fico só pensando em mim qdo for ter Pedro, li numa revista que temos qe aprender a amamentar, q boca do nneê tem q cobrir toda a auréola e qdo formos tirar com o dedo midinho puxar no cantinho da boca para tirar a vedação. Se sentir dor fazer compressa fria e colocar o creme. Enfim.. Te falei do CAJU NÉ!!! Dizem que dá muito leite!!1 Bjos

  9. Tati,quando leio oque vc escreve me sinto tranquila em saber que nao foi só eu que sofri com tantas dificuldades. Eu tinha horrrooor de conversar com mães que tudo parecia tão perfeito. Eu queria alguém que me entendesse,hehe. Ser mãe tem mesmo tem mesmo suas dores e delícias!! Segunda tô indo pra gente papear mais.Bjooos

  10. e amamentação é puuuuunnnnk! Eu acho que cada mulher faz suas escolhas,mas se quiser lutar,eu acho que vale a pena. Eu não me arrependi de ter insitido(e olha que meus mamilos só sararam com quase 3 meses). E a Cecília deixou de mamar tem apenas 15 dias,com 10 meses.

  11. Ana Kelly /

    amiga, que maravilha ler este post, tudo está mesmo entrando nos eixos…
    graças à Deus….também tomei a garapa d erapadura e a minha inda foi das Pretas…uma graça, mais tb não tava nem ai p aumento de peso, keria era leite p meu Arthur…kkk
    agente passa por cada uma, dpois agente rir…
    bjussssssssssssss

Leave a Reply